Edições anteriores
-
Seções temáticas: 1. Linguística e Literatura: Diálogos Possíveis; 2. Estudos discursivos em uma perspectiva cuir/queer; 3. Diálogo com os clássicos: literatura greco-latina e suas múltiplas recepções; 4. Bruxas, Liliths e fadas: personagens insólitas na literatura e em outras artes (parte 2)
v. 40 n. único (2024)As seções temáticas são construídas ao longo do ano, com o recebimento de manuscritos definidos em editais.
-
Seções Temáticas: 1. Estudos da Tradução e da Interpretação: números, termos e questões de ensino; 2. Poesia, música e canção: inter-relações e limites de gênero; 3. Bruxas, Liliths e fadas: personagens insólitas na literatura e em outras artes (parte 1)
v. 39 (2023)As seções temáticas são construídas ao longo do ano, com o recebimento de manuscritos definidos em editais.
-
Seções Temáticas: 1. Diversidades sexuais, de gênero e identidade: afinidades na literatura e em outras artes e mídias & 2. Investigações em Linguística e Linguística aplicada: pesquisa e(m) formação
v. 38 (2022)A seção temática 1 contém contribuições que se engajam com questões relativas às “afinidades LGBTQIA+”, seja do ponto de vista teórico ou em relação a textos literários em quaisquer línguas ou em tradução, assim como produções em outras mídias.
A seção temática 2 contém contribuições que dão visibilidade às pesquisas conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos de modo a priorizar trabalhos de discentes e egressos/as, em coautoria com seus/suas orientadores/as.
O primeiro artigo de cada seção é de autoria dos respectivos organizadores.
-
Línguas de sinais em contexto de uso
v. 37 n. 2 (2021)Este volume congrega estudos que abordam a perspectiva linguístico/gramatical e descritiva das línguas de sinais, concepções na área do ensino, e também a tradução e interpretação de Língua de Sinais e da Libras, em especial.
-
Literatura, intermidialidade e ensino
v. 37 n. 1 (2021)Este volume agrega textos decorrentes de pesquisas sobre a intermidialidade que contemplem principalmente as metodologias envolvendo a literatura e uma ou mais mídias nos seguintes cenários: (1) estudos de caso decorrentes de propostas pedagógicas; (2) propostas de estudos e roteiros pedagógicos que contemplem literaturas e mídias; e (3) discussões teóricas que contemplem a integração entre os estudos da intermidialidade em contextos educacionais.
-
Da Inquisição ao Holocausto: representações da violência na literatura
v. 36 n. 2 (2020)Este dossiê contempla artigos que contribuem para a compreensão do tempo e do espaço, da arte e da história, da ficção e dos discursos sobre o poder e sobre a violência que neles pode estar inscrita.
-
Discursos de resistência em cenários de crise democrática: o campo das artes
v. 36 n. especial (2020) -
Discursos de resistência em cenários de crise democrática: o campo político
v. 36 n. 1 (2020)Este número congrega artigos que promovem, no âmbito dos estudos do discurso, em suas diversas vertentes, uma análise dos focos de resistência que se notabilizam no embate entre os discursos que trabalham pela consolidação dos direitos humanos e democráticos universais, e aqueles que insistem na manutenção das formas de dominação, exploração e submissão: uma análise, enfim, das estratégias e dos mecanismos de aplicação das resistências em meio a estados de crise.
-
Avaliação de Traduções
v. 35 n. 2 (2019)Este número congrega trabalhos sobre o tema avaliação de traduções, os quais apresentam procedimentos e instrumentos de avaliação voltados ao ensino e à aprendizagem de tradução.
-
Pensar (e fazer) de outras formas
v. 35 n. especial (2019)Este volume especial da revista Letras & Letras terá como eixo articulador a seguinte pergunta: o que significa pensar e fazer pesquisa de outro modo, no âmbito dos estudos e do ensino sobre o funcionamento da língua(gem) e dos processos de produção de sentidos? Munidas e munidos de variadas teorias, conceitos e procedimentos analíticos, as e os membros do Grupo de Trabalho Transculturalidade, Linguagem e Educação, filiado à Associação Nacional de Pós–Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), se propõem a responder a essa questão com artigos científicos que façam visíveis as epistemologias e quadros analíticos que vêm mobilizando e construindo para analisar e refletir sobre seus objetos de pesquisa.
-
Das Utilidades da Literatura
v. 35 n. 1 (2019)Este número reúne artigos que partam da concepção de que a literatura é útil, na medida em que contribui para o desenvolvimento da mente, para a evolução da espécie e para a formação humana. Sob tais perspectivas, interessam-nos abordagens sobre o papel da ficção, do imaginário e da experiência estética.
-
O pirotécnico Murilo Rubião
v. 34 n. 2 (2018)O dossiê proposto por esta edição da Letras & Letras pretende abrir espaços reflexão sobre a rica prosa literária de Murilo Rubião, autor mineiro que influenciou a obra de muitos escritores de seu tempo e que ainda continuar a ser base para a literatura fantástica contemporânea.
-
Letramento crítico e ensino de línguas
v. 34 n. 1 (2018)O letramento crítico é um tema absolutamente atual que nos diz respeito a todos enquanto professores de línguas e formadores de cidadãos críticos, abertos a diferenças e capazes de intervir e participar de uma sociedade democrática.
-
O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal
v. 33 n. 2 (2017)A publicação proposta reúne trabalhos inéditos de pesquisadores que tratem de distintos e variados aspectos relacionados ao ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa como língua materna e como língua segunda ou estrangeira, destacando-se as pesquisas desenvolvidas em parceria por pesquisadores brasileiros e portugueses, principalmente.
-
Discurso, Subjetividade e Ensino
v. 32 n. 3 (2016)Número especial. -
Resultados de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS: caminhos possíveis
v. 32 n. 2 (2016)Volume temático. -
Estudos em Tradução e Interpretação
v. 32 n. 1 (2016)Número temático. -
Edição Especial - IV SIELP
v. 31 n. 3 (2015) -
A literatura do século XXI: localismo versus alexandrinismo
v. 31 n. 1 (2015) -
Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais
v. 30 n. 1 (2014) -
REFLEX
v. 29 n. 2 (2013)