O ensino de Gramática no Brasil e em Portugal: perspectivas em confronto

Autores

  • Andréia Rutiquewiski Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba Autor
  • Audria Albuquerque Leal Universidade Nova de Lisboa Autor
  • Sweder Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor http://orcid.org/0000-0002-7237-9078

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-7

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Ensino de Gramática.

Resumo

Este artigo realiza um panorama acerca do ensino de Português como língua materna no Brasil e em Portugal. Dá-se destaque ao trabalho com a gramática em sala de aula, sobretudo no ensino médio (ou secundário). Para isso, expõem-se os documentos que fundamentam, de modo geral, o ensino em ambos os países e, a seguir, aprofundam-se os princípios teórico-metodológicos que norteiam o trabalho com a gramática. Bases legais (BRASIL, 1998, 2000, 2002, 2006; BUESCU et al. 2014) e literatura pertinente (ANTUNES 2003, 2007, 2014; MENDONÇA, 2006; MARCUSCHI, 2008; LOPES, 2005; WACHOWICZ, 2010, entre outros) respaldam as pesquisas documentais e as bibliográficas. Realiza-se, na sequência, uma análise crítico-comparativo acerca das recomendações oficiais para a atividade gramatical nos dois contextos. Tecem-se, por fim, algumas conclusões, que apontam os principais sensos e dissensos entre as abordagens adotadas. 

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Biografia do Autor

  • Andréia Rutiquewiski Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba
    Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1993), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (1998) pela mesma instituição, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006).
  • Audria Albuquerque Leal, Universidade Nova de Lisboa
    Possui doutorado em Linguística, especialidade em Teoria do Texto, pela Universidade Nova de Lisboa (2011). Atualmente é pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros de Texto, Interacionismo Sociodiscursivo, Semiótica Social, linguagem não verbal, Semântica Enunciativa, livro didático, ensino de vocabulário, leitura, sala de aula e produção textual.
  • Sweder Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Discente do Curso de Letras Português e Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e Membro dos Grupos de Pesquisa em Estudo da Linguagem; Letramento, Prática Docente e Tecnologia; Discurso sobre Tecnologia, Identidade e Cultura; e Estudos dos Sons da Fala.

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Publicado

08-11-2017

Como Citar

O ensino de Gramática no Brasil e em Portugal: perspectivas em confronto. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 153–184, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36658. Acesso em: 14 maio. 2025.

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