Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores

Autores

  • Maia Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Tocatins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocatins

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-14

Palavras-chave:

Letramento digital, Ensino-aprendizagem, Blog, Discurso, Interação

Resumo

Este artigo, do ponto de vista teórico, ancora-se nos estudos do letramento e da semiótica discursiva, tendo como objetivo principal analisar os usos do digital como estratégia de ensino de leitura e escrita colaborativa, numa turma da educação básica em escola no norte do Tocantins. Como pesquisa participante, mobilizou docentes da escola em oficinas pedagógicas, com a finalidade de apreenderem usos da tecnologia digital no ensino. A intervenção pedagógica mobilizou oito professores da escola-campo, além dos 18 alunos da turma-alvo. Adotaram-se o método dedutivo e como técnicas de coleta de dados: questionários, entrevistas, diário de campo, observação em sala e intervenção pedagógica, bem como áudios transcritos das oficinas. Para análise dos dados, mobilizou-se a semiótica discursiva, privilegiando o nível narrativo e as problemáticas da interação suscitadas pela sociossemiótica. O corpus constituiu-se de entrevistas, produções escritas dos alunos, postagens no blog, transcrições dos áudios das oficinas e um arquivo do Google Docs. Inicialmente, evidenciava-se uma relação de disjunção dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos ante a tecnologia digital, seja no que diz respeito aos usos privados, seja no que concerne aos usos escolares. Nessa direção, o trabalho visou a levá-los a superar esse estado disjuntivo, mediante diferentes estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocatins

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui graduação em LETRAS pela Fundação Universidade do Tocantins (2004). Atualmente é Professora e Dirigente Mul. de Educação, Cultura, Juventude e Esporte no município de Araguatins-TO, membro do Conselho Nacional de Representantes pela UNDIME-TO, e Articuladora Educacional pela SASE/MEC. Integra o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins). Tem experiência na área de Letras, no ensino de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, atuando principalmente na Educação Básica e Superior.

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocatins

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

FERREIRA RODRIGUES, . M.; DA SILVA, L. H. O. Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 298–326, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35331. Acesso em: 11 ago. 2022.