Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores

Autores

  • Maia Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Tocatins Autor
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocatins Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-14

Palavras-chave:

Letramento digital, Ensino-aprendizagem, Blog, Discurso, Interação

Resumo

Este artigo, do ponto de vista teórico, ancora-se nos estudos do letramento e da semiótica discursiva, tendo como objetivo principal analisar os usos do digital como estratégia de ensino de leitura e escrita colaborativa, numa turma da educação básica em escola no norte do Tocantins. Como pesquisa participante, mobilizou docentes da escola em oficinas pedagógicas, com a finalidade de apreenderem usos da tecnologia digital no ensino. A intervenção pedagógica mobilizou oito professores da escola-campo, além dos 18 alunos da turma-alvo. Adotaram-se o método dedutivo e como técnicas de coleta de dados: questionários, entrevistas, diário de campo, observação em sala e intervenção pedagógica, bem como áudios transcritos das oficinas. Para análise dos dados, mobilizou-se a semiótica discursiva, privilegiando o nível narrativo e as problemáticas da interação suscitadas pela sociossemiótica. O corpus constituiu-se de entrevistas, produções escritas dos alunos, postagens no blog, transcrições dos áudios das oficinas e um arquivo do Google Docs. Inicialmente, evidenciava-se uma relação de disjunção dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos ante a tecnologia digital, seja no que diz respeito aos usos privados, seja no que concerne aos usos escolares. Nessa direção, o trabalho visou a levá-los a superar esse estado disjuntivo, mediante diferentes estratégias.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocatins
    Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui graduação em LETRAS pela Fundação Universidade do Tocantins (2004). Atualmente é Professora e Dirigente Mul. de Educação, Cultura, Juventude e Esporte no município de Araguatins-TO, membro do Conselho Nacional de Representantes pela UNDIME-TO, e Articuladora Educacional pela SASE/MEC. Integra o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins). Tem experiência na área de Letras, no ensino de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, atuando principalmente na Educação Básica e Superior.
  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocatins

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 298–326, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35331. Acesso em: 5 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 316

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.