O projeto cultural de PLE como agente da interculturalidade num contexto de não-­imersão

Autores

  • Eliete Farneda Sampaio The University of the West Indies Autor
  • Marina Nedio The University of the West Indies Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL62-v31n2a2015-2

Palavras-chave:

Interculturalidade, Competência linguística, Tarefas comunicativas,

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar os aspectos interculturais no processo de ensino/ aprendizagem de Português Língua Estrangeira, no contexto de não-imersão. Através da introdução de tarefas comunicativas e da abordagem comunicativa procurou-­se determinar o que é cultura (Mendes, 2010) e qual cultura deve ser ensinada durante o processo de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira (Khramsch, 2013), entre outros. Os resultados nos mostraram, a percepção da interculturalidade tida pelo aprendente durante a realização do projeto cultural, relacionando a sua cultura com a cultura do outro e minimizando as ideias esteriotipadas anteriormente tidas sobre a cultura da língua-­alvo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliete Farneda Sampaio, The University of the West Indies

    Doutora em Filosofia com ênfase no Ensino de Português Língua Estrangeira, pela Atlantic International University (US). Atualmente, leciona Português Língua Estrangeira e Estudos Brasileiros, como Visiting Lecturer do Governo Brasileiro, na Universidade das Indias Ocidentais- Saint Augustine Campus - Trinidad e Tobago - Departamento de Linguas Modernas e Linguística da Faculdade de Humanidades e Educação.

    Possui Certificado de Pós-graduação no Ensino Aprendizagem Universitário (Certificate in University Teaching and Learning) pela Escola de Educação da Universidade das Índias Ocidentais e é Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

  • Marina Nedio, The University of the West Indies

    Mestre em Português Língua Estrangeira e Língua Segunda pela Universidade do Porto, Portugal.

    Trabalhou como Instructor de Português Língua Estrangeira e Estudos Brasileiros na Universidade das Índias Ocidentais - Saint Augustine Campus - Trinidad e Tobago - Departamento de Línguas Modernas e Linguística da Faculdade de Humanidades e Educação.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

O projeto cultural de PLE como agente da interculturalidade num contexto de não-­imersão. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 2, p. 14–35, 2015. DOI: 10.14393/LL62-v31n2a2015-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30351. Acesso em: 16 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 221

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.