Ética feminista e feminismo mágico em A bruxa, de Robert Eggers, e Maria e João, de Oz Perkins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-15

Palavras-chave:

Ética feminista, Feminismo mágico, Cinema, A bruxa, Maria e João

Resumo

Baseando-nos em noções de ética feminista e de feminismo mágico, ilustramos a iniciação à bruxaria como a adesão a uma nova moral por parte das protagonistas adolescentes dos longas-metragens A bruxa (2017), de Robert Eggers, e Maria e João (2020), de Oz Perkins. Como filmes de terror do subgênero folk, ambos subvertem a figura da bruxa da floresta ao retratar sua trajetória de amadurecimento, ao mesmo tempo mantendo alguns elementos-chave dos contos de fadas tradicionais. Sugerimos que elas passam por uma transformação moral: ao se tornarem bruxas, saem de seu papel de cuidadoras, abandonando a ética de cuidado que lhes foi imposta e abraçando uma nova moral hedonista e egoísta.

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Biografia do Autor

Cynthia Beatrice Costa, UFU

 

Doutora em Estudos da Tradução pela UFSC. Professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU, do PPG em Estudos Literários da mesma universidade e do PPG em Estudos da Tradução da UFSC.

Fernanda Aquino Sylvestre, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara. Professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU e  do PPG em Estudos Literários da UFU.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

COSTA, C. B.; SYLVESTRE, F. A. Ética feminista e feminismo mágico em A bruxa, de Robert Eggers, e Maria e João, de Oz Perkins. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4015 | p. 1–16, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/71369. Acesso em: 7 nov. 2024.