Ética feminista e feminismo mágico em A bruxa, de Robert Eggers, e Maria e João, de Oz Perkins
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-15Palavras-chave:
Ética feminista, Feminismo mágico, Cinema, A bruxa, Maria e JoãoResumo
Baseando-nos em noções de ética feminista e de feminismo mágico, ilustramos a iniciação à bruxaria como a adesão a uma nova moral por parte das protagonistas adolescentes dos longas-metragens A bruxa (2017), de Robert Eggers, e Maria e João (2020), de Oz Perkins. Como filmes de terror do subgênero folk, ambos subvertem a figura da bruxa da floresta ao retratar sua trajetória de amadurecimento, ao mesmo tempo mantendo alguns elementos-chave dos contos de fadas tradicionais. Sugerimos que elas passam por uma transformação moral: ao se tornarem bruxas, saem de seu papel de cuidadoras, abandonando a ética de cuidado que lhes foi imposta e abraçando uma nova moral hedonista e egoísta.
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