Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-6Palavras-chave:
Ensino e escrita no Ensino Superior, Letramento, Grupos de pesquisa em português (língua materna), Projeto ILEESResumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma busca realizada sobre os grupos de pesquisa existentes no Brasil em relação ao letramento em língua materna no Ensino Superior. O estudo, realizado pelos membros da equipe brasileira, é uma extensão do Projeto Iniciativas de Leitura e Escrita na América Latina no Ensino Superior (ILEES), cujo objetivo inicial era identificar, mapear e descrever as iniciativas de ensino de leitura e escrita nos cursos de graduação. A fim de atingir o objetivo, uma busca por grupos de pesquisa foi realizada em universidades brasileiras, no currículo Lattes de pesquisadores influentes, entrevistas e no portal do CNPq. Com base nos resultados obtidos, realizamos um agrupamento dos grupos de pesquisa em relação a seus objetivos com as diferentes temáticas abordadas. Nosso mapeamento pode servir de ponto de partida para aprofundar as discussões a respeito do tema e pode dar subsídios para a realização de futuros trabalhos investigativos na área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.