Literatura e(m) mídias

Práticas pedagógicas (in)disciplinadas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-04

Palavras-chave:

Literatura, Adaptações intermidiáticas, Práticas pedagógicas, Expansão interpretativa, Epistemologias de fronteira

Resumo

Este artigo objetiva suscitar reflexões e insights em relação ao estímulo de práticas pedagógicas que possam considerar o trabalho com a literatura e(m) outras mídias. Partimos da hipótese de que a construção de tais práticas para além de sequências didáticas pré-moldadas, que parecem lançar mão das adaptações intermidiáticas como uma prótese provisória para se chegar ao texto literário escrito, exigiria um passo adiante da mera integração entre as disciplinas e a constituição de epistemologias de fronteira – entre disciplinas, mídias e abordagens teóricas. A partir de um aporte baseado em autores como Clüver (2012), Rajewski (2005) e Wolf (2011), consideramos como o conceito de expansão interpretativa (MONTE MÓR, 2018) pode promover a construção de uma praxis indisciplinada na abordagem das adaptações intermidiáticas literárias no ensino,  provocando a literatura a sair de sua “disciplina” tanto em questões curriculares, quanto em relação a uma tradição pautada na égide da escrita e do cânone.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Pardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui Doutorado em Letras (2018) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na York University, em Toronto - Canadá; Especialização em recursos para o ensino de inglês como língua estrangeira - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011); Bacharelado em Letras/Tradutor e Licenciatura Plena em Inglês/Português - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Formado em música/instrumentista pela Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim (2008). Membro do grupo de pesquisa "Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem,Cultura e Tecnologia", diretório CNPq. Docente do curso de Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pirituba. 

Liliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

ARROJO, R. Oficina de tradução: a teoria na prática. São Paulo: Ática, 1999.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1996.

BRANCO, E.; COSTA, F. A. Narrativas transmédia: criação de novos cenários educativos. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 8., Braga, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275019964_NARRATIVAS_TRANSMEDIACRIACAO_DE_NOVOS_CENARIOS_EDUCATIVOS. Acesso em: 22 jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

CLÜVER, C. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8-23, 16 jan. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413. Acesso em: 19 jul. 2020.

FELIX, J. C.; PRZYBYLSKI, M. P.; PECINO, I. B. (Org.). Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, Fábrica de Letras/UNEB, v.7, n.1., jan.-jun. 2017.

FIORI, F. M. The Raven, de Edgar Allan Poe: o poema, suas traduções e recriações. In: FELIX, J. C.; PRZYBYLSKI, M. P.; PECINO, I. B. (Org.). Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, Fábrica de Letras/UNEB, v. 7, n. 1, p. 123-142, jan.-jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.30620/p.i..v7i1.3934

GHIRARDI, A. L. R. Intermidialidade e transdisciplinaridade na formação de um leitor proficiente. Todas as Letras, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 80-92, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6914/letras.v20n1p80-92.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.

KRACIUK, J. The concept album as a form of intermediality [online]. [S.I.], 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/8899068/The_Concept_Album_as_a_Form_of_Intermediality. Acesso em: 14 jun. 2020.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203299234

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguistíca Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009

MARINS, L. C.; PARDO, F. S. (Shadow of) The Raven: uma adaptação intermidiática da literatura para a música. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 9, n. 3, p. 72-91, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1828

MOITA LOPES, L. P. Um linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.

MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p. 31-59.

MONTE MÓR, W. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MÓR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017. p. 169-194.

MONTE MÓR, W. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogos sobre práticas. In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. R.; MONTE MÓR, W. (Org.). Letramentos em prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 315-335.

OLHER, R. M. Representações de tradução no contexto literário acadêmico. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 35, n. 3, p. 257-267, 2013. DOI https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i3.14944.

OLHER, R. M.; WIELEWICKI, V. H. G. Tradução em aulas de literatura estrangeira: prática ilícita ou prática pedagógica? Claritas, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 139-150, maio, 2006.

PINTO, F. P. A. Intermidialidade e uma aproximação interdisciplinar entre Literatura e videoarte. In: FELIX, J. C.; PRZYBYLSKI, M. P.; PECINO, I. B. (Org.). Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, Fábrica de Letras/UNEB, 2011, v.7, n.1., jan.-jun., p. 13-32, 2017. DOI: https://doi.org/10.30620/p.i..v7i1.3928

RAJEWSKY, I. O. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: a Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités: Histoire et Théorie des Arts, des Lettres et des Techniques, n. 6, p. 43-64, 2005. DOI: https://doi.org/10.7202/1005505ar.

SILVA, C. A. V. Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela. In: FELIX, J. C.; PRZYBYLSKI, M. P.; PECINO, I. B. (Org.). Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, Fábrica de Letras/UNEB, 2011, v. 7, n. 1., jan.-jun., p. 91-106, 2017. DOI: https://doi.org/10.30620/p.i..v7i1.3932

WIELEWICKI, V. H. G. Rock and drugs: multiliteracies and an aesthetics of violence for teenagers in school. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 36, n. 3, p. 335-345, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i3.23826.

WIELEWICKI, V. H. G.; MARINS, L. C. Multiletramentos e ensino de literatura em língua inglesa na formação do professor em um curso EAD. Línguas & letras, v. 19, n. 44, p. 75-92, 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20261. Acesso em: 19 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5935/1981-4755.20180026

WOLF, W. (Inter)mediality and the Study of Literature. CLCWeb: Comparative Literature and Culture, v. 13, n. 3, p. 1-9, 2011. DOI: https://doi.org/10.7771/1481-4374.1789.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

DA SILVA PARDO, F. .; CRISTINA MARINS, L. Literatura e(m) mídias: Práticas pedagógicas (in)disciplinadas?. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 56–74, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56320. Acesso em: 21 nov. 2024.