Transitar outros movimentos do aprender no processo de ensino da leitura

reflexões e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-47

Palabras clave:

Leitura, Sujeito, Experiência, Aprender, Práticas discursivas

Resumen

As práticas pedagógicas, construídas de forma hegemónica e padronizada, podem ter um impacto significativo na vida das pessoas, sobretudo na relação linguagem e saber (Baptista, 2022; Santos; Santana, 2022; Couto; Jovino, 2022; Pinheiro; Lacerda; Coelho, 2022). Com base nos princípios da pesquisa qualitativa e interpretativa (Denzin; Lincoln, 2006; Moita Lopes, 2004), este artigo tem como objetivo discutir como as práticas pedagógicas de leitura apagam o conhecer e como esse apagamento tem implicações na relação “sujeito-leitor”, que é, por conseguinte, condicionada a atitudes de colonialidade linguística (Baptista, p. 54). Como contributo, os resultados do estudo demonstram o quanto: (a) a leitura requer mudanças de paradigmas em termos da relação ensino-aprendizado e (b) o transitar em relação à leitura relaciona-se às práticas de resistência, a um agir político (Moita Lopes; Pinto, 2020) num jogo em que o discurso como prática faz circular sistemas de invisibilidades e seus efeitos de separação (Foucault, 2016).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria do Rosário Rôxo, UFRRJ

Doutora em Linguística (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Citas

ANDRADE, F. R. da S.; LIMA, P. S. R. de; GOMES, D. S. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras. Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020. DOI https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6571

APPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APPLEGATE, A. J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, v. 56, n. 2, p. 174-180, 2002.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1995.

BAPTISTA, L. Colonialidade da linguagem. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.

BOTELHO, P. F.; VARGAS, D. da S. Inferências e atividades de leitura: cognição e metacognição em sala de aula. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 63, n. 0, p. e021005, 2021. DOI https://doi.org/10.20396/cel.v63i00.8660188

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology. Londres: Routledge, 2006. DOI https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

BUDIYONO, B. Inferential Comprehension of Implied Main Ideas. Cahayalingua, v. 7, n. 1, 2018.

CLARKE, V.; BRAUN, V. Teaching thematic analysis: Overcoming challenges and developing strategies for effective learning. The Psychologist, v. 26, n. 2. p. 120-123, 2013.

COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

COUTO, L. P.; JOVINO, I. da S. Colonialidade do ser. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.

DEUSDARÁ, B.; ROCHA, D. Análise cartográfica do discurso: temas em construção. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2021.

FERREIRA, D. M. M.; MACHADO, L. I. Colonialidade do saber. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.

FOUCAULT, M. Subjetividade e verdade. 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1989.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Em Aberto. Brasília, v. 16, n. 69, jan./mar. 1996.

MOITA LOPES, L. P. da. Os espaços-tempos da narrativa como construto teórico-metodológico na investigação em linguística aplicada. Caderno de Letras. Pelotas, n. 40, p.11-33, mai./ago. 2021. DOI https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.21413

MOITA LOPES, L. P. da. Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos linguísticos. SCRIPTA. Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 159-171, 2004.

MOITA LOPES, L. P.; PINTO, J. P. Colocando em perspectiva as práticas discursivas de resistência em nossas democracias contemporâneas: uma introdução. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 3. p. 1590-1612, set./dez. 2020. DOI https://doi.org/10.1590/010318139154811120210123

OLIVEIRA, E. de S.; LUCINI, M. O Pensamento Decolonial: Conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 97-115, jan./mar. 2021.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2 ed. rev. e aum. Campinas: Pontes, 1987.

PINHEIRO, B. C. S.; LACERDA, L.; COELHO, C. Escola decolonial. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.

RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia, Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1. p. 109-116, 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100011

SANCHEZ, G. V. ILF feito no Brasil e a BNCC: algumas reflexões dos professores de inglês da rede municipal de Curitiba. In: HIBRINO, D. A.; FIGUEIREDO, E. H. D. de; CERDEIRA, P. de L.; NOGAS, M. (org). Tempos para (re)existir e decolonizar na Linguística Aplicada. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2023.

SANTOS, E. S. dos; SANTANA, Y. S. de. Colonialidade do saber. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.

SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: Um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SINHA, C. Pessoas situadas: aprender a ser um aprendiz. In: JOAN, B.; ROGER, S.; LIGHT, P. (ed.). Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning. Oxford: Pergamon, 1999. p. 32-48.

SPINILLO, A. G.; MAHON, E. da R. Compreensão de texto em crianças: comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia online. Psicologia, Reflexão e Crítica. Recife. Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva - CFCH, v. 20, n. 3, p. 463-471, 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300014

SPINILLO, A. G.; HODGES, L. V. dos S. D. Análise de Erros e Compreensão de Textos: comparações entre diferentes situações de Leitura. Psicologia, Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 28, n. 4, p. 381-388, 2012. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000400006

SPINILLO, A. G.; HODGES, L. V. dos S. D.; ARRUDA, A. S. Reflexões Teórico-Metodológicas acerca da Pesquisa em Compreensão de Textos com Crianças. Psicologia, Teoria e Pesquisa. Brasília, jan./mar., v. 32, n. 1, p. 45-51, 2016. DOI https://doi.org/10.1590/0102-37722016011986045051

TEIXEIRA, J.; BIAR, L. Desalinhos caiçaras: identidades tradicionais em xeque na (tentativa de) construção de um projeto de educação diferenciada. Pensares em Revista. São Gonçalo, n. 14, 2019. p. 28-51.

VARGAS, D. da S. A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, v. 16, n. 1, jan./abr., p. 48-65, 2018. DOI https://doi.org/10.4013/cld.2018.161.05

VIEIRA, N. Supervisão e abordagem da inferência em leitura no Ensino Secundário. In: SÁ, C. M. (org.). Transversalidade II: Representações, instrumentos, práticas e formação. Cadernos do Laboratório de Investigação em Português (LEIP). Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação dos Formadores. Universidade de Aveiro, 2013.

Publicado

2024-10-08

Cómo citar

RÔXO, M. do R. Transitar outros movimentos do aprender no processo de ensino da leitura: reflexões e perspectivas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1847, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-47. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/73141. Acesso em: 2 ene. 2025.

Número

Sección

Artículos