Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM

Autores/as

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-10

Palabras clave:

PIBID, Ensino de língua portuguesa, Formação de professores

Resumen

Que práticas pedagógicas são concebidas como intervenção criativa do grupo composto por professores de educação básica e licenciandos no contexto da interação que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promove? Quais são as contribuições do PIBID ao ensino de leitura e escrita? Essas são algumas questões que surgem a partir de nossa atuação na coordenação do Subprojeto Língua Portuguesa, do PIBID/UFTM, cujas respostas são procuradas nas experiências vivenciadas e nos relatórios mensais dos supervisores e bolsistas de iniciação à docência que integram esse subprojeto. Nos relatos, em geral, encontramos apenas menção às ações desenvolvidas, mas em alguns momentos surgem posicionamentos críticos, dificuldades e soluções encontradas. Esse discurso é carregado de concepções pedagógicas, linguísticas e ideológicas de forma geral. Com o intuito de responder nossas perguntas, relatórios dos meses de março a junho de 2016 são analisados discursivamente e também considerando alguns documentos oficinais brasileiros e estudiosos da linguística aplicada. Alguns resultados encontrados nas análises feitas apontam para a presença de recursos audiovisuais como contraponto ao livro didático. Além disso, ressaltam-se trabalhos didáticos com gêneros, como resultado de influências teóricas acessadas na universidade e nas reuniões do subprojeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

BEZERRA, M. A. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 39-49.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa (3ª a 8ª séries). Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

BRITO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012, p. 117-126.

CAPES. Portaria nº. 096, de 18 de julho de 2013. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em 26 mar. 2017.

COSSON, R. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011, p. 81-108.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, M. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 26 mar. 2017.

ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013, p. 163-195.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

PEREIRA, D. R. M. Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 275–297, 2018. DOI: 10.14393/DL33-v12n1a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38689. Acesso em: 22 jul. 2024.