Processos fonológicos e escrita ortográfica em produções textuais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-10Palavras-chave:
Processos fonológicos, Escrita ortográfica, Ensino, VariaçãoResumo
Apresentamos neste artigo os resultados preliminares da pesquisa sobre o estudo de processos fonológicos e a escrita ortográfica em produções textuais do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa foi composto por textos de alunos do 6º ano, de uma instituição da rede pública de ensino, participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. As grafias não convencionais ou "erros" como nomeia a perspectiva tradicional, para o ensino de língua portuguesa, sempre foram motivo de preocupação para os professores que atuam nessa disciplina. Pesquisas que investigam a natureza dos erros de ortografia têm mostrado que alunos, ingressantes do Ensino Fundamental II e até mesmo em séries finais do Ensino Médio, apresentam dúvidas de escrita, que revelam um desconhecimento ou conhecimento parcial das relações existentes entre o sistema fonológico e ortográfico da língua, e suas representações. Por essa, dentre outras razões, buscamos nessa pesquisa analisar as motivações acerca dos processos fonológicos mais recorrentes identificados nas produções escritas, do gênero autobiografia, produzidas no ano letivo de 2017, a fim de contribuir para com o conhecimento de profissionais que já atuam na área, aqueles em processo de formação, e demais pesquisadores.
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