Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL7-v4n1a2010-11Keywords:
Organização textual, uso da linguagem, interação socialAbstract
Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.