Ensino de Língua Portuguesa baseado em Competências versus a Formação Social do Indivíduo

que “contradição” é essa na BNCC?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-44

Palavras-chave:

BNCC, Competências, Formação Social, Ensino de Línguas

Resumo

Tendo por base o referencial teórico da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1999, 2010, 2011) e do modelo ideológico de letramento (STREET, 1995; 2006), este artigo objetiva criar inteligibilidades sobre a proposta de aprendizagens essenciais de Língua Portuguesa da BNCC. De forma mais específica, almeja-se investigar como se constitui a proposta de formação do aluno, tendo em vista conceitos e pressupostos teóricos usados para fundamentar, organizar e sistematizar a apresentação do conteúdo curricular. Trata-se de uma pesquisa documental, de base qualitativa (CAULLEY, 1983), que tem o compromisso com a descrição e interpretação dos fatos (ANDRÉ, 2000). Os resultados obtidos evidenciam que o documento parece contemplar uma proposta de formação do aluno mais situada e contextualizada, de imersão em práticas sociais de uso de gêneros textuais, com base em uma concepção de língua de base enunciativo-discursiva, associada à construção de sua identidade, e na observância de fatores emocionais, que são contemplados e abarcados pelo modelo de Ensino baseado em Competências. A grande questão é que se trata de uma forma simplória e menos obstrutiva de incorporar questões tão caras para uma formação contemporânea, que deveria estar voltada  para a superação de desigualdades sociais e econômicas, e que, intencionalmente, em atendimento às exigências neoliberais, além de não reequilibrar os elementos centrais do currículo, com vistas à manutenção das ideologias vigentes que constituem o processo educacional e o social, justifica as contradições que podem ser observadas ao longo do documento e exigem uma postura muito mais questionadora e reflexiva do educador-leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Fabiana Bedran, UNESP

Doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto - SP (2012). Foi bolsista Fapesp e realizou período de bolsa sanduíche na Università Ca'Foscari, em Veneza - Itália (2011).

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: Etnografia da Prática Escolar. 4. ed. Campinas: Papires, 2000.

BARBOSA, M. V Sujeito, Linguagem e Emoção a partir do diálogo entre Bakhtin e Vigostki. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org). Emoção, Memória e Imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

BARBOSA, J. P.; ROJO, R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019.

BARBOSA, S. A. D.; BEDRAN, P. F. Perspectiva sociocultural e questões identitárias: breves considerações no âmbito da formação de professores. The ESPecialist. São Paulo, v. 37, n. 2, p. 1-18, dez 2016.

BARBOSA, S. A. D.; BEDRAN, P. F. The Education of Teachers in Brazilian Context(s) under a Socio-Cultural Perspective: The Influence of emoticons and (Co)construction of Professional Identity in the Autobiographical Narrative(s). Journal of Teaching and Education, v. 8, n. 2, p. 75–98, 2018.

BARBOSA, S. M. A. D.; BEDRAN, P. F. 'Serei Professor de Inglês ou Português?': um olhar para as escolhas profissionais à luz de questões identitárias e emocionais na formação do professor de língua materna e estrangeira. In: SILVA, A. P. P.; SANTOS, L. I. S.; Phillipsen, N. I. (org.). Formação, Docência e Práticas Pedagógicas em Linguagens: Diferentes Contextos em Diálogo. 1ed. v. 1. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 205-229.

BEDRAN, P. F. Letramento digital e a formação do professor de língua na contemporaneidade. EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 225-247, jul/dez 2016. DOI https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8614

BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, set-dez 2019. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2018.

CAULLEY, D. N. Document Analysis in Program Evaluation. Evaluation and Program Planning, v. 6, p. 19-29, 1983. DOI https://doi.org/10.1016/0149-7189(83)90041-1

CLARKE, M. Language Teacher Identities: Co-constructing Discourse and Community. Clevedon: Multilingual Matters, 2008. DOI https://doi.org/10.21832/9781847690838

DELLAGNELO, A. C. K.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. V. (org). Estudos sobre ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Ed.1. Campinas: Pontes, 2020.

FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Tradução de Anna Rachel Machado e Eliane Gouvêa Lousada. São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

GERHARDT, A. F. L. M. Concepções de aprendizado na BNCC: bases ideológicas e efeitos no ensino de português. In: GERHARDT, A. F. L.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. ed. 2. Campinas: Pontes, 2022.

HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. London: 2000.

HAWKINS, M.; NORTON, B. Critical language teacher education. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. C. (org.). The Cambridge guide to second language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. DOI https://doi.org/10.1017/9781139042710.006

JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: a sociocultural perspective. New York: Routledge, 2009. DOI https://doi.org/10.4324/9780203878033

JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. Mindful L2 Teacher Education: a Sociocultural Perspective on Cultivating Teachers’ Professional Development. New York, NY: Routledge, 2016. DOI https://doi.org/10.4324/9781315641447

KLEIMAN, A. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v.8, n. 3, p. 487-517, set/dez 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S1518-76322008000300005

KU, E. K.; LIU, Y. Integrating Language teacher Identity into Competency-based Language Teacher education. In: WANG, A. Y. (ed.). Competency-Based Teacher Education for English as a Foreign Language: Theory, Research, and Practice. New York: Routledge, 2022. DOI https://doi.org/10.4324/9781003212805-4

LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/Espacodoaluno/PET-ProgramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulo-libaneo.pdf. Acesso em: jun. 2022.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. ed 10. São Paulo: Cortez, 2012.

MOITA LOPES, L. P. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, I. Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002a.

MOITA LOPES, L. P; BASTOS, L. C. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2002.

NORTON, P. B. Identity and Language learning: Gender, Ethnicity and Educational change. Edinburgh: Pearson Education, 2000.

OECD. The future of education and skills. Education 2030. 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf. Acesso em: jan 2023.

PROENÇA-LOPES, L.; ZAREMBRA, F. A. O discurso de crise da educação: crítica ao modelo de competências desde a epistemologia da educação. Rev.hist.edu.lationam – v. 15, n. 21, p. 283-304, jul-dez 2013. DOI https://doi.org/10.19053/01227238.2474

RAJAGOPALAN, K. Reforma Curricular e Ensino. In: GERHARDT, A. F. L.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. ed. 2. Campinas: Pontes, 2022.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola Editorial: São Paulo, 2009.

ROJO, H. R. et al. (org). Esc@la conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SALOMÃO; A. C. B.; BEDRAN, P. F. Competency-based teacher education and sociocultural theory: exploring connections. In: WANG, A. Y (ed.). Competency-based Teacher Education for English as Foreign Language. New York: Routledge: 2022.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. ed.2. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.

STREET, B. V. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Trad. Marcos Bagno. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, p. 465-488, 2006. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p465-488

SZUNDY, P. T. C. A base nacional comum curricular e a lógica neoliberal: que língua(gens) são (des)legitimadas? In: GERHARDT, A. F. L.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. ed. 2. Campinas: Pontes, 2022.

TILIO, R. A base nacional comum curricular e o contexto brasileiro. In: GERHARDT, A. F. L.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. ed. 2. Campinas: Pontes, 2022.

VARGHESE et al. Theorizing language teacher identity: Three perspectives and beyond. Journal of Language, Identity, and Education, v. 6, n. 4, p. 21-44, 2005. DOI https://doi.org/10.1207/s15327701jlie0401_2

VYGOSTKY, L. V. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOSTKY, L. V. A formação social da mente. Tradução de José Cippola Neto et al. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOSTKY, L. V. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

VYGOSTKY, L. V. Psicologia Pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. ed.3. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

WANG, A. Y. Developing Competency-based Teacher Education with School-University Partnership: A case in Taiwan. In: WANG, A. Y. (ed.). Competency-Based Teacher Education for English as a Foreign Language: Theory, Research, and Practice. New York: Routledge, 2022. DOI https://doi.org/10.4324/9781003212805-7

Downloads

Publicado

22.09.2023

Como Citar

BEDRAN, P. F. Ensino de Língua Portuguesa baseado em Competências versus a Formação Social do Indivíduo: que “contradição” é essa na BNCC?. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1744, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-44. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70132. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)