A leitura como desconstrução de estereótipos

Autores

  • Waldivia Maria de Jesus PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL3-v2n1a2008-10

Palavras-chave:

Leitura, Cognição social, Desconstrução de estereótipos

Resumo

A reflexão sobre leitura centra-se em estratégias de ensino com foco na desconstrução de imagens estereotipadas construídas social e culturalmente. Este artigo, de relato de pesquisa, estrutura-se em três etapas: quadro teórico, relato e argumentação. Engloba atividades de leitura desenvolvidas com uma classe de 22 alunos, do final do Ciclo II, da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola Municipal situada em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. O corpus deste estudo constitui-se por dois textos veiculados na mídia impressa, e fundamenta-se nas teorias de Protótipos e Estereótipos. (Taylor, 1989), (Hamilton & Trolier, 1996), (Sherman, 1996) e na Análise Crítica do Discurso (Van Djik, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldivia Maria de Jesus, PUC/SP

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Cursando o  doutorado em Letras - Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

31.01.2011

Como Citar

JESUS, W. M. de. A leitura como desconstrução de estereótipos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/DL3-v2n1a2008-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11481. Acesso em: 16 abr. 2024.