Contribuições de Tecnologia do Oprimido para a área de Computer Assisted Language Learning (CALL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-22

Palavras-chave:

CALL, Favela, Letramentos digitais, Tecnologias digitais

Resumo

O objeto de análise desta resenha é a obra Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil, de David Nemer. Com um estudo sensível às pessoas e suas práticas tecnológicas cotidianas na favela, o autor busca no legado de Paulo Freire o conceito de “oprimido” para repensar as “tecnologias mundanas”, razão principal por que contribui com a área de Computer Assisted Language Learning (CALL), ou “ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias”. Tal campo, que pode nutrir-se de produções acadêmicas de várias áreas, como a Sociologia, a Informática e a Educação, encontra no livro de Nemer conteúdo substancial para novas pesquisas e trabalhos futuros.

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Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, UFRR

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor Adjunto do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob supervisão do prof. Dr. Vilson J. Leffa. , com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Peterson Luiz Oliveira da Silva, UFRGS

Mestre em Letras (UFRGS). Professor de Linguagens, Português e Redação na Educação Básica e em cursos particulares preparatórios para Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

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Publicado

07.05.2024

Como Citar

COSTA, A. R.; SILVA, P. L. O. da. Contribuições de Tecnologia do Oprimido para a área de Computer Assisted Language Learning (CALL). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1822, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72001. Acesso em: 30 dez. 2024.