A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas: descritores em repositórios digitais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-6Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem de Línguas, Recuperabilidade, DescritoresResumo
A finalidade da presente pesquisa é discutir a característica da recuperabilidade e sua importância em Objetos de Aprendizagem (OAs) e Objetos de Aprendizagem de Línguas (OALs), sobretudo no que diz respeito à presença de descritores em repositórios. Tal discussão se dá tendo como base uma investigação de cunho exploratório efetuada pelo grupo de pesquisadores responsáveis pelo repositório virtual de recursos didáticos para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) Acción E/LE, com vistas a ressalvar o papel de descritores que propiciem uma recuperabilidade pedagógica. Os resultados indicam que seis dos sete repositórios averiguados apresentam descritores pedagógicos, como "nível do objeto (básico, intermediário ou avançado)", por exemplo, que podem contribuir para a construção de uma lista de descritores para o Repositótio Acción E/LE. Conclui-se que os atuais repositórios de OAs, apesar de passíveis de melhorias quanto ao uso e a organização de descritores pedagógicos, podem servir como referência para o aumento da recuperabilidade de repositórios digitais de OALs.Downloads
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