Ontem, hoje e amanhã

sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira

Autores

  • Alan Ricardo Costa Universidade Católica de Pelotas
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-8

Palavras-chave:

Retrospectiva, E/LE, Web 2.0, Colaboração, Recursos Educacionais Abertos

Resumo

Considerando que “[...] só é possível prever o futuro quando se olha para o passado” (LEFFA, 2012, p. 404), se faz necessário investigar o passado e o presente da web, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das tecnologias educacionais para o ensino e a aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE), para especular sobre o futuro, por mais incerto que este seja. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as mudanças nas TIC e ferramentas educacionais, do passado para o presente, para apontar perspectivas emergentes ao alcance do professor de LE. Os resultados - que partem de observações sobre alguns recursos e ferramentas digitais disponíveis no Repositório Acción E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira) - indicam que: (1) recursos online e TIC em geral não tendem a negar o antigo, mas sim incorporá-lo ao novo, fazendo com que tais recursos estejam em contínua evolução; (2) esta evolução, consequentemente, acontece de forma gradual e complexa: nem todas as TIC e tecnologias educacionais mudam ao mesmo tempo ou na mesma medida; (3) a tendência mais visível e emergente é, possivelmente, a colaboração em massa subjacente às ferramentas e seus usos, o que explica o surgimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA), por exemplo.

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Publicado

27.12.2016

Como Citar

COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 147–173, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/35589. Acesso em: 22 dez. 2024.