O simpósio de vozes na universidade: vivências de graduandos no encontro com o outro nos atos de ler e escrever
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-11Keywords:
Linguística Aplicada, Leitura, Escrita, UniversidadeAbstract
Este estudo discute vivências de graduandos do Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina no encontro com o outro (PONZIO, 2010) por meio dos atos de ler e produzir textos em gêneros do discurso da esfera acadêmica. Trata-se de uma abordagem qualitativa (MASON, 1996), tendo como instrumento de geração de dados a entrevista focal. Com foco em teorizações bakhtinianas acerca do simpósio universal do existir humano, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza o encontro de acadêmicos de Letras Português com o outro em se tratando do ato de ler textos materializados em gêneros do discurso secundários e do ato de escrever, reportando tais textos de outrem em suas produções escritas? Como resultado dessa discussão, tem-se que o diálogo da outra palavra com a palavra outra demanda tempo e que para se inserir no simpósio de vozes é preciso que o sujeito estabeleça uma relação reflexiva com a palavra outra, do contrário, o encontro com o outro não acontece de fato.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.