O simpósio de vozes na universidade: vivências de graduandos no encontro com o outro nos atos de ler e escrever
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-11Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Leitura, Escrita, UniversidadeResumo
Este estudo discute vivências de graduandos do Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina no encontro com o outro (PONZIO, 2010) por meio dos atos de ler e produzir textos em gêneros do discurso da esfera acadêmica. Trata-se de uma abordagem qualitativa (MASON, 1996), tendo como instrumento de geração de dados a entrevista focal. Com foco em teorizações bakhtinianas acerca do simpósio universal do existir humano, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza o encontro de acadêmicos de Letras Português com o outro em se tratando do ato de ler textos materializados em gêneros do discurso secundários e do ato de escrever, reportando tais textos de outrem em suas produções escritas? Como resultado dessa discussão, tem-se que o diálogo da outra palavra com a palavra outra demanda tempo e que para se inserir no simpósio de vozes é preciso que o sujeito estabeleça uma relação reflexiva com a palavra outra, do contrário, o encontro com o outro não acontece de fato.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.