COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS PARA GERAÇÃO DE MDE PARA A OBTENÇÃO DE OBSERVAÇÕES EM SUPERFÍCIE REAL NO MACIÇO DA TIJUCA-RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As análises geoecológicas baseadas em geoprocessamento vêm sendo cada vez mais utilizadas na busca da resolução das necessidades complexas e integrativas assumidas pelos estudos ambientais. Entretanto, alguns questionamentos surgem e necessitam de investigações científicas para serem solucionados. Um destes é a não consideração da dimensionalidade dos dados e informações a serem trabalhados, os quais não são avaliados a partir de observações em superfície real, podendo mascarar a interpretação da estrutura, funcionalidade e dinâmica dos elementos geoecológicos de uma paisagem. Face ao exposto, o presente trabalho tem como finalidade testar alguns métodos de geração de MDE (Modelo Digital de Elevação) para áreas de relevo acidentado para a obtenção de observações em superfície real de elementos planares e lineares. Esse estudo foi desenvolvido no maciço da Tijuca - Rio de Janeiro na escala de 1:10.000. Os resultados mostram que o melhor método de construção de MDE na área de estudo, de relevo acidentado, é o MDE baseado em rede irregular de triângulos através do método de Delaunay com restrições.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").