A REPRESENTAÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIRO E MARINHO NAS INFRAESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS PARA FINS DE GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O governo brasileiro vem desenvolvendo desde 2008 uma infraestrutura nacional de dados espaciais (INDE), seguindo uma tendência crescente de organização, catalogação e gestão de dados espaciais, com o propósito de facilitar seu compartilhamento e acesso, de modo a favorecer a otimização dos trabalhos que utilizam dados dessa natureza e reduzir os custos associados a levantamentos. No âmbito da gestão pública, diversas áreas de planejamento requerem informações geoespaciais, entre as quais destaca-se o Gerenciamento Costeiro Integrado (GCI), o qual necessita do suporte de informações tanto terrestres quanto marinhas. O presente artigo visa mostrar como os ambientes costeiro e marinho, especificamente seus aspectos pertinentes ao GCI têm sido representados em nove infraestruturas nacionais de dados espaciais selecionadas, incluindo aquela mantida pelo Brasil. As categorias de informações ecológicas presentes no Handbook for Measuring the Progress and Outcomes of Integrated Coastal and Ocean Management, publicado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental em 2006, foram utilizadas como referência para a análise comparativa entre a iniciativa brasileira e as demais iniciativas internacionais. A partir da publicação dos resultados desse estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento da INDE brasileira, reconhecendo a importância estratégica dos ambientes costeiro e marinho para o País.
Downloads
Métricas
Visualizações em PDF
143
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUTO, R. D.; MENEZES, P. M. L. de. A REPRESENTAÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIRO E MARINHO NAS INFRAESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS PARA FINS DE GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43882. Acesso em: 10 jan. 2025.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").