A REPRESENTAÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIRO E MARINHO NAS INFRAESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS PARA FINS DE GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO

Conteúdo do artigo principal

Raquel Dezidério Souto
Paulo Márcio Leal de Menezes

Resumo

O governo brasileiro vem desenvolvendo desde 2008 uma infraestrutura nacional de dados espaciais (INDE), seguindo uma tendência crescente de organização, catalogação e gestão de dados espaciais, com o propósito de facilitar seu compartilhamento e acesso, de modo a favorecer a otimização dos trabalhos que utilizam dados dessa natureza e reduzir os custos associados a levantamentos. No âmbito da gestão pública, diversas áreas de planejamento requerem informações geoespaciais, entre as quais destaca-se o Gerenciamento Costeiro Integrado (GCI), o qual necessita do suporte de informações tanto terrestres quanto marinhas. O presente artigo visa mostrar como os ambientes costeiro e marinho, especificamente seus aspectos pertinentes ao GCI têm sido representados em nove infraestruturas nacionais de dados espaciais selecionadas, incluindo aquela mantida pelo Brasil. As categorias de informações ecológicas presentes no Handbook for Measuring the Progress and Outcomes of Integrated Coastal and Ocean Management, publicado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental em 2006, foram utilizadas como referência para a análise comparativa entre a iniciativa brasileira e as demais iniciativas internacionais. A partir da publicação dos resultados desse estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento da INDE brasileira, reconhecendo a importância estratégica dos ambientes costeiro e marinho para o País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUTO, R. D.; MENEZES, P. M. L. de. A REPRESENTAÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIRO E MARINHO NAS INFRAESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS PARA FINS DE GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43882. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Raquel Dezidério Souto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paulo Márcio Leal de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)