MAPEAMENTO DOS DOMÍNIOS GEOMORFOLÓGICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACERIBU - RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de uma adaptação da metodologia do IPT (1981) para o mapeamento das unidades geomorfológicas da Bacia Hidrográï¬ca do rio Caceribu, no estado do Rio de Janeiro, através de uma metodologia que envolve a obtenção de variáveis morfométricas do terreno, como declividade e amplitude do relevo. As variáveis foram obtidas a partir do processamento do Modelo Digital de Elevação (MDE) SOCET SET/ATE, fornecido pelo IBGE. Os resultados da pesquisa identiï¬caram a predominância de unidades de relevo montanhoso e de planícies na bacia, com relevante presença de morros, morrotes e colinas, retratando a diversidade do relevo na bacia. O mapa foi editado utilizando um raster contendo o sombreamento do MDE original, e os resultados foram veriï¬cados em trabalhos de campo, em projeção de perï¬s topográficos, e através do cálculo das altitudes médias e máximas de cada classe de relevo, que se apresentaram compatíveis com a realidade da área de estudo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").