CARTOGRAFIA GEOECOLÓGICA DA POTENCIALIDADE À OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As análises ambientais de caráter integrativo vem sendo cada vez mais desenvolvidas nas últimas décadas com objetivo de refinar o conhecimento da paisagem. A Geoecologia apresenta dentro dos seus estudos a Cartografia Geoecológica que aliada às técnicas de geoprocessamento tem proporcionado importante contribuição para análises da paisagem. Uma aplicação da Cartografia Geoecológica é o mapa de potencialidade à ocorrência de incêndios, que é um produto da ação da própria paisagem (susceptibilidade) e do homem (risco). Este mapeamento apresenta proposições de alguns autores, entretanto, não há uma metodologia fechada sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho busca apresentar uma proposta metodológica sobre a temática, criando e testando um mapeamento de potencialidade à ocorrência de incêndios para o maciço da Pedra Branca/RJ. Este maciço apresenta um uso e cobertura bastante heterogêneo cujo principal característica é abrigar uma das florestas urbanas da Cidade do Rio de Janeiro, onde se situa um importante remanescente florestal do bioma Mata Atlântica. O mapeamento geoecológico foi avaliado em duas áreas de queimadas, e apontaram resultados satisfatórios. Além disso, outros dados de incêndios corroboraram com a validação positiva da metodologia e do mapeamento realizado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUSA, G. M. de; COURA, P. H. F.; FERNANDES, M. do C. CARTOGRAFIA GEOECOLÓGICA DA POTENCIALIDADE À OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43708. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43708. Acesso em: 13 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").