A CARTOGRAFIA DIGITAL E NAVEGAÇÃO VIRTUAL NA PROMOÇÃO DO USUÁRIO COMO AGENTE CENTRAL NA PRODUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
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Resumo
O trabalho apresenta reflexões acerca da importância das novas formas de desenvolvimento de produtos cartográficos de comunicação e a inserção do usuário como agente central na produção da representação das informações que deseja conhecer. Para tanto, os princípios da cartografia multimídia são levados em conta, pois se considera que a Cartografia é a representação do mundo real e deve ser dinâmica, possibilitando a interatividade e permitindo o usuário mudar a perspectiva, a projeção ou o nível de detalhe das informações. Sendo assim, foi criado um modelo de navegação virtual do Centro do Rio de Janeiro a fim de verificar o grau de comunicabilidade do modelo com usuários comuns. Os modelos de navegação virtual integram a interatividade entre o usuário, o mapa e também a paisagem da área representada e os usuários podem escolher a visualização topográfica dos mapas ou a visão azimutal das paisagens navegáveis. Para tanto, a metodologia desenvolvida pelo laboratório de geoprocessamento da UFMG aplica os conceitos de realidade virtual aos estudos da paisagem a partir de um conjunto de fotografias, com sobreposição de 50% entre elas, o que permite o efeito de profundidade e tridimensionalidade. Após a realização de testes ao modelo foi verificada a sua efetividade quanto produto de comunicação cartográfica, a interatividade entre leitor, o mapa e paisagem, contribuindo para uma nova forma de relação com o espaço representado sendo o usuário o agente central neste processo.
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Como Citar
GODOY, Vanessa Ferraz; MOURA, Ana Clara Mourão; MENEZES, Paulo Márcio Leal de. A CARTOGRAFIA DIGITAL E NAVEGAÇÃO VIRTUAL NA PROMOÇÃO DO USUÁRIO COMO AGENTE CENTRAL NA PRODUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43701. Acesso em: 25 abr. 2025.