A CARTOGRAFIA DIGITAL E NAVEGAÇÃO VIRTUAL NA PROMOÇÃO DO USUÁRIO COMO AGENTE CENTRAL NA PRODUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Ferraz Godoy
Ana Clara Mourão Moura
Paulo Márcio Leal de Menezes

Resumo

O trabalho apresenta reflexões acerca da importância das novas formas de desenvolvimento de produtos cartográficos de comunicação e a inserção do usuário como agente central na produção da representação das informações que deseja conhecer. Para tanto, os princípios da cartografia multimídia são levados em conta, pois se considera que a Cartografia é a representação do mundo real e deve ser dinâmica, possibilitando a interatividade e permitindo o usuário mudar a perspectiva, a projeção ou o nível de detalhe das informações. Sendo assim, foi criado um modelo de navegação virtual do Centro do Rio de Janeiro a fim de verificar o grau de comunicabilidade do modelo com usuários comuns. Os modelos de navegação virtual integram a interatividade entre o usuário, o mapa e também a paisagem da área representada e os usuários podem escolher a visualização topográfica dos mapas ou a visão azimutal das paisagens navegáveis. Para tanto, a metodologia desenvolvida pelo laboratório de geoprocessamento da UFMG aplica os conceitos de realidade virtual aos estudos da paisagem a partir de um conjunto de fotografias, com sobreposição de 50% entre elas, o que permite o efeito de profundidade e tridimensionalidade. Após a realização de testes ao modelo foi verificada a sua efetividade quanto produto de comunicação cartográfica, a interatividade entre leitor, o mapa e paisagem, contribuindo para uma nova forma de relação com o espaço representado sendo o usuário o agente central neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GODOY, V. F.; MOURA, A. C. M.; MENEZES, P. M. L. de. A CARTOGRAFIA DIGITAL E NAVEGAÇÃO VIRTUAL NA PROMOÇÃO DO USUÁRIO COMO AGENTE CENTRAL NA PRODUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43701. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Ferraz Godoy, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências

Ana Clara Mourão Moura, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências

Paulo Márcio Leal de Menezes, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Geociênias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>