COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS PARA GERAÇÃO DE MDE PARA A OBTENÇÃO DE OBSERVAÇÕES EM SUPERFÍCIE REAL NO MACIÇO DA TIJUCA-RJ

Conteúdo do artigo principal

Manoel do Couto Fernandes
Paulo Márcio Leal de Menezes

Resumo

As análises geoecológicas baseadas em geoprocessamento vêm sendo cada vez mais utilizadas na busca da resolução das necessidades complexas e integrativas assumidas pelos estudos ambientais. Entretanto, alguns questionamentos surgem e necessitam de investigações científicas para serem solucionados. Um destes é a não consideração da dimensionalidade dos dados e informações a serem trabalhados, os quais não são avaliados a partir de observações em superfície real, podendo mascarar a interpretação da estrutura, funcionalidade e dinâmica dos elementos geoecológicos de uma paisagem. Face ao exposto, o presente trabalho tem como finalidade testar alguns métodos de geração de MDE (Modelo Digital de Elevação) para áreas de relevo acidentado para a obtenção de observações em superfície real de elementos planares e lineares. Esse estudo foi desenvolvido no maciço da Tijuca - Rio de Janeiro na escala de 1:10.000. Os resultados mostram que o melhor método de construção de MDE na área de estudo, de relevo acidentado, é o MDE baseado em rede irregular de triângulos através do método de Delaunay com restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, M. do C.; MENEZES, P. M. L. de. COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS PARA GERAÇÃO DE MDE PARA A OBTENÇÃO DE OBSERVAÇÕES EM SUPERFÍCIE REAL NO MACIÇO DA TIJUCA-RJ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44954. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44954. Acesso em: 9 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manoel do Couto Fernandes, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Depto de Geografia - Lab. de Cartografia (GEOCART) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE DGC - Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Paulo Márcio Leal de Menezes, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Depto de Geografia - Lab. de Cartografia (GEOCART)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>