Controle de Qualidade na Remoção de Outliers para Melhoria da Estimativa do Atraso Instrumental de Receptores GNSS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a abrangência das tecnologias espaciais, suas aplicações vêm sendo cada vez mais empregadas na sociedade partindo da necessidade de realizar o posicionamento de maneira acurada utilizando o GNSS (Global Navigation Satellite System). Haja vista que a refração ionosférica é uma das principais fontes de erro no GNSS, sua correta modelagem é de extrema importância para a realização do posicionamento. O erro devido à esta refração nos sinais GNSS é proporcional ao TEC (Total Electron Content). Entretanto, para o cálculo do TEC a partir das observáveis GNSS, torna-se necessária a utilização dos valores da tendência instrumental do satélite e do receptor. Este efeito é resultante dos atrasos que o sinal GNSS sofre ao percorrer o hardware do satélite e do receptor. A estimativa dos efeitos instrumentais assim como sua devida correção no atraso ionosférico já vem sendo aplicada e se demonstrando eficaz, estudos onde são analisados o erro ionosférico sem a estimativa da tendência instrumental do receptor e comparada com erro ionosférico corrigido desta tendência, demonstram que a correção destes valores acarretou em diferença entre estações na casa dos decímetros onde antes era métrica. Porém, ainda se tem a necessidade de averiguar a presença de outliers nestes modelos implementados. Dito isto, o objetivo principal dessa pesquisa é realizar a aplicação o controle de qualidade por meio do método Data Snooping nas observáveis ionosféricas obtidas através do PPP com resolução de ambiguidades, visando aprimorar a estimativa dos valores de tendência instrumental do receptor e, consequentemente, a qualidade do posicionamento e navegação GNSS ao nível do usuário.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").