GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho avaliou a aplicabilidade e as limitações de um Modelo Digital do Terreno (MDT) extraído por meio da ï¬ltragem de um Modelo Digital de Superfície (MDS) gerado a partir de imagens obtidas por câmara convencional a bordo de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Foram utilizados vinte pontos de controle para ortorretiï¬cação das imagens e doze pontos para veriï¬cação dos resultados. Os resultados apontaram que a discrepância média nas coordenadas x, y e z dos pontos de veriï¬cação foi menor que 5,0 cm. O teste de tendência aplicado detectou tendência na componente y, permitindo sugerir presença de erro sistemático. O MDT gerado se mostrou dependente de pontos visíveis no terreno em locais com vegetação densa. Entretanto, de maneira geral foi possível gerar um MDT com qualidade A do PEC-PCD para aplicações em trabalhos com escala de até 1:1.000.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
OLIVEIRA, Diondetson Rocha de; CICERELLI, Rejane Ennes; ALMEIDA, Tati de; MAROTTA, Giuliano Sant'Anna. GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44316. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44316. Acesso em: 27 dez. 2025.