GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho avaliou a aplicabilidade e as limitações de um Modelo Digital do Terreno (MDT) extraído por meio da ï¬ltragem de um Modelo Digital de Superfície (MDS) gerado a partir de imagens obtidas por câmara convencional a bordo de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Foram utilizados vinte pontos de controle para ortorretiï¬cação das imagens e doze pontos para veriï¬cação dos resultados. Os resultados apontaram que a discrepância média nas coordenadas x, y e z dos pontos de veriï¬cação foi menor que 5,0 cm. O teste de tendência aplicado detectou tendência na componente y, permitindo sugerir presença de erro sistemático. O MDT gerado se mostrou dependente de pontos visíveis no terreno em locais com vegetação densa. Entretanto, de maneira geral foi possível gerar um MDT com qualidade A do PEC-PCD para aplicações em trabalhos com escala de até 1:1.000.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, D. R. de; CICERELLI, R. E.; ALMEIDA, T. de; MAROTTA, G. S. GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44316. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44316. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").