Métodos de Classificação e Análise de Trajetórias de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia: Implicações para Estudos de Regeneração Florestal

Conteúdo do artigo principal

Mariane Souza Reis
https://orcid.org/0000-0001-9356-7652
Maria Isabel Sobral Escada
https://orcid.org/0000-0002-5822-8265
Sidnei João Siqueira Sant'Anna
https://orcid.org/0000-0001-7557-3215
Luciano Vieira Dutra
https://orcid.org/0000-0002-7757-039X

Resumo

A análise de processos de regeneração florestal provê informações que permitem estimar serviços ecossistêmicos como a fixação de carbono atmosférico, a recuperação da fertilidade dos solos, a manutenção do ciclo hidrológico e da biodiversidade, entre outros. Esses estudos demandam informações usualmente contidas em trajetórias de uso e cobertura da terra com resolução temporal anual, em intervalos de tempos longos. Comumente, esses dados são obtidos a partir do processamento de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto. O objetivo deste artigo de revisão é identificar e descrever os principais métodos utilizados para classificar e analisar trajetórias de uso e cobertura da terra a partir de dados de sensoriamento remoto orbital. Esses métodos foram então discutidos em função de sua aplicabilidade na região Amazônica para análise de regeneração florestal. Observou-se que a análise de trajetórias de uso e cobertura da terra na Amazônia não é trivial. Métodos tradicionais de detecção de mudanças resultam em trajetórias inválidas ou compreendem vários passos de classificação. Pelo grande volume de dados analisados, muitas vezes a informação da trajetória é simplificada ao ponto de se tornar uma análise que envolve apenas um ou dois tempos observados, perdendo-se informações importantes para a análise de regeneração florestal, como a persistência da vegetação secundária ou o tempo de uso antes do abandono, por exemplo. Dentre as principais limitações observadas, destaca-se a baixa disponibilidade de dados, sejam imagens livres de nuvens ou dados de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
REIS, M. S.; ESCADA, M. I. S.; SANT’ANNA, S. J. S.; DUTRA, L. V. Métodos de Classificação e Análise de Trajetórias de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia: Implicações para Estudos de Regeneração Florestal . Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, p. 1087–1113, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72nespecial50anos-56535. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56535. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>