Métodos de Classificação e Análise de Trajetórias de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia: Implicações para Estudos de Regeneração Florestal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise de processos de regeneração florestal provê informações que permitem estimar serviços ecossistêmicos como a fixação de carbono atmosférico, a recuperação da fertilidade dos solos, a manutenção do ciclo hidrológico e da biodiversidade, entre outros. Esses estudos demandam informações usualmente contidas em trajetórias de uso e cobertura da terra com resolução temporal anual, em intervalos de tempos longos. Comumente, esses dados são obtidos a partir do processamento de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto. O objetivo deste artigo de revisão é identificar e descrever os principais métodos utilizados para classificar e analisar trajetórias de uso e cobertura da terra a partir de dados de sensoriamento remoto orbital. Esses métodos foram então discutidos em função de sua aplicabilidade na região Amazônica para análise de regeneração florestal. Observou-se que a análise de trajetórias de uso e cobertura da terra na Amazônia não é trivial. Métodos tradicionais de detecção de mudanças resultam em trajetórias inválidas ou compreendem vários passos de classificação. Pelo grande volume de dados analisados, muitas vezes a informação da trajetória é simplificada ao ponto de se tornar uma análise que envolve apenas um ou dois tempos observados, perdendo-se informações importantes para a análise de regeneração florestal, como a persistência da vegetação secundária ou o tempo de uso antes do abandono, por exemplo. Dentre as principais limitações observadas, destaca-se a baixa disponibilidade de dados, sejam imagens livres de nuvens ou dados de referência.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").