Análise dos Processos de Desmatamento e Regeneração nas Unidades de Conservação Pertencentes no Vale do Ribeira (SP/PR) por Meio de Classificações de Imagens de Sensoriamento Remoto

Conteúdo do artigo principal

Amanda Lopes Maciel

Resumo

O Vale do Ribeira, situado entre dois importantes estados do Brasil: São Paulo e Paraná, detém cerca de 80% dos remanescentes contínuos de Mata Atlântica. Diversos fatores físicos e históricos permitiram a conservação desses remanescentes na região. Destacam-se entre eles a topografia, baixa fertilidade dos solos e o regime hídrico como substanciais para preservação da vegetação natural, além da criação de Unidades de Conservação (UCs). Entretanto, estudos têm apontado históricos de desmatamento em tais áreas. Em reconhecimento à importância de relacionar os processos responsáveis pelas mudanças do uso da terra, utilizam-se técnicas de sensoriamento remoto no intuito de investigar a associação de mudanças à cobertura florestal. Este trabalho teve como objetivo identificar e mapear as áreas de regeneração e desmatamento nos limites das UCs do Vale do Ribeira (SP/PR) em uma série temporal de 1985 a 2017, comparando os resultados em relação à toda região. Considerando-se a distribuição das coberturas florestais dentro das UCs, a regeneração florestal representou cerca de 30% do ganho líquido florestal total, enquanto o processo de desmatamento foi em torno de 22%. Com exceção de APA Quilombos do Médio Ribeira, APA Serra do Mar, PE do Turvo e RDS Barreiro Anhemas, as UCs apresentaram aproximadamente desmatamento zero. Por outro lado, foram nessas mesmas áreas em que se calcularam os maiores ganhos florestais por regeneração. Conclui-se que a criação das UCs é sim importante para o decréscimo das taxas de desmatamento e favorecimento da preservação florestal do bioma, aliada às operações de fiscalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos Originais

Biografia do Autor

Amanda Lopes Maciel, Universidade Federal de Itajubá

Pós-graduanda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Graduada em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Ex-Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET- Ambiental) e possui experiências nas áreas de Licenciamento Ambiental e Geoprocessamento.

Como Citar

MACIEL, Amanda Lopes; ALVES, Diógenes; SANT'ANNA, Sidnei. Análise dos Processos de Desmatamento e Regeneração nas Unidades de Conservação Pertencentes no Vale do Ribeira (SP/PR) por Meio de Classificações de Imagens de Sensoriamento Remoto. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 1, p. 261–277, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n1-55435. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55435. Acesso em: 8 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.