ANÁLISE MULTITEMPORAL COMO SUBSÍDIO À IDENTIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO USO E COBERTURA DA TERRA NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MURIQUI/RJ

Conteúdo do artigo principal

Rômulo Weckmüller
Nátalie Chagas Slovincski
Raúl Sánchez Vincens

Resumo

O presente trabalho pretende, através de uma análise multitemporal, identificar as principais trajetórias evolutivas que seguem as mudanças da cobertura vegetal e do uso da terra em uma região montanhosa do Norte do Estado do Rio de Janeiro. Foram gerados três cenários temporais de uso e cobertura da terra, entre 1984 e 2011, utilizando uma análise orientada à objetos (OBIA) de imagens TM/Landsat. Através de análise espacial em ambiente GIS, foram identificadas as seqüências de mudanças ocorridas nos dois intervalos de tempo e agrupadas em cinco principais trajetórias evolutivas que seguem as transformações: desmatamento, urbanização, reflorestamento com monocultura, regeneração da cobertura florestal e expansão da área cultivada. A derrubada da floresta para aumentar a área de pastagens é o principal vetor de transformação, correspondendo a 57% do total das mudanças identificadas, principalmente o desmatamento acontecido há pelo menos 22 anos. Na sua relação com o relevo, as trajetórias mostraram-se apenas sensíveis à declividade, com a urbanização e o crescimento agrícola ocorrendo em áreas mais planas e o desmatamento, regeneração e reflorestamento ocupando majoritariamente encostas entre 10 e 20 graus de declividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
WECKMÜLLER, R.; SLOVINCSKI, N. C.; VINCENS, R. S. ANÁLISE MULTITEMPORAL COMO SUBSÍDIO À IDENTIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO USO E COBERTURA DA TERRA NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MURIQUI/RJ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44799. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rômulo Weckmüller, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Nátalie Chagas Slovincski, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Raúl Sánchez Vincens, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense