ANÁLISE MULTITEMPORAL COMO SUBSÍDIO À IDENTIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO USO E COBERTURA DA TERRA NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MURIQUI/RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende, através de uma análise multitemporal, identificar as principais trajetórias evolutivas que seguem as mudanças da cobertura vegetal e do uso da terra em uma região montanhosa do Norte do Estado do Rio de Janeiro. Foram gerados três cenários temporais de uso e cobertura da terra, entre 1984 e 2011, utilizando uma análise orientada à objetos (OBIA) de imagens TM/Landsat. Através de análise espacial em ambiente GIS, foram identificadas as seqüências de mudanças ocorridas nos dois intervalos de tempo e agrupadas em cinco principais trajetórias evolutivas que seguem as transformações: desmatamento, urbanização, reflorestamento com monocultura, regeneração da cobertura florestal e expansão da área cultivada. A derrubada da floresta para aumentar a área de pastagens é o principal vetor de transformação, correspondendo a 57% do total das mudanças identificadas, principalmente o desmatamento acontecido há pelo menos 22 anos. Na sua relação com o relevo, as trajetórias mostraram-se apenas sensíveis à declividade, com a urbanização e o crescimento agrícola ocorrendo em áreas mais planas e o desmatamento, regeneração e reflorestamento ocupando majoritariamente encostas entre 10 e 20 graus de declividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
WECKMÜLLER, R.; SLOVINCSKI, N. C.; VINCENS, R. S. ANÁLISE MULTITEMPORAL COMO SUBSÍDIO À IDENTIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO USO E COBERTURA DA TERRA NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MURIQUI/RJ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44799. Acesso em: 15 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").