Mapeamento de Uso e Cobertura da Terra em um Município Prioritário para Ações de Controle de Desmatamento na Amazônia usando GEOBIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi detectar mudanças no uso e cobertura da terra no município de Rondon do Pará (PA), por meio da Geographic Object-based Image Analysis (GEOBIA), com o objetivo de identificar se sua inclusão na lista de municípios prioritários para ações para prevenir, monitorar e controlar o desmatamento na Amazônia (Decreto 6.321/2007), inibiu esse processo. O procedimento metodológico envolveu o cálculo de índices de vegetação para destacar as classes de interesse, a segmentação das imagens em objetos geográficos e a classificação usando o algoritmo Support Vector Machine (SVM). Também avaliamos a relação entre as taxas anuais de emissões de material particulado com diâmetro menor que 2,5 micrômetros (PM2,5) a partir de fogo e o desmatamento em Rondon do Pará. Os resultados mostram a redução das taxas de desmatamento, mas a conversão, em valores absolutos, de 984,47 km² de vegetação natural para área antropizada ao longo do período, e a redução da média de emissões de PM2,5 de 31.107 toneladas ano-1 entre 2002 e 2007 para 10.394 toneladas ano-1 no período após a inclusão (2008-2019). Os resultados demonstram que a inclusão de Rondon do Pará na lista foi benéfica, mas a supressão da vegetação natural não foi totalmente coibida, reforçando que mudanças derivadas de políticas ambientais são graduais. Atividades que não usam fogo para suprimir a vegetação natural, como exploração madeireira seletiva, comum em Rondon do Pará, tiveram impacto. Isso torna necessário intensificar as inspeções e o desenvolvimento de ações sustentáveis na região.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").