AVALIAÇÃO DOS MODELOS DE EMISSÃO 3BEM E 3BEM_FRP NO ESTADO DE RONDÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As queimadas consomem grandes quantidades de biomassa e são consideradas como uma importante fonte de emissões de gases traços e aerossóis para a atmosfera, fatores que causam a modificação das características físico-químicas e biológicas da superfície terrestre e do sistema climático, além de alterar o balanço de energia atmosférico, ocasionando variações no clima local, regional e global. Assim, o objetivo deste trabalho consiste na avaliação dos inventários de emissão de CO pelos modelos Brazilian Biomass Burning Emission Model (3BEM) e Brazilian Biomass Burning Emission Model with Fire Radiative Power (3BEM_FRP), obtendo-se, desta forma, o indicativo da superestimava e subestimativa das emissões originadas pelos modelos no estado de Rondônia. Esta avaliação foi realizada a partir dos dados de biomassa viva acima do solo provenientes de SAATCHI et al., 2009 e dos inventários de área queimada originados a partir do mapeamento em imagens dos produtos MOD09GA e MOD09GQ do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no período de 2000 a 2011. Os resultados indicam que, para todos os anos analisados, o modelo 3BEM apresentou uma considerável superestimativa nos dados de CO, que girou em torno de 50%. Presume-se que a superestimativa dos dados de CO em áreas de floresta ocorre devido à contabilização do número de focos de queimadas mesmo nos dias em que a queimada já ocorreu e a biomassa diminuiu, e nas áreas de pastagem e de cerrado, que possuem uma quantidade menor de biomassa, possivelmente ocorre a contabilização repetida dos focos ao longo dos dias, sem levar em consideração a modificação na biomassa. Por outro lado, o modelo 3BEM_FRP apresentou resultados mais semelhantes comparados com os dados de referência, apresentando pequenas superestimativas na emissão do CO, em torno de 5%, denotando um melhor desempenho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CARDOZO, F. da S.; PEREIRA, G.; MATAVELI, G. A. V.; SHIMABUKURO, Y. E.; MORAES, E. C. AVALIAÇÃO DOS MODELOS DE EMISSÃO 3BEM E 3BEM_FRP NO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44640. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44640. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").