COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS LANDSAT ETM+ E MODIS/TERRA PARA DETECÇÃO DE INCREMENTOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DO BAIXO ACRE

Conteúdo do artigo principal

Anderson da Silva Costa
Carlos Moreira de Souza Jr.

Resumo

Neste artigo avaliamos a capacidade de detecção e mapeamento de incrementos de desmatamento com imagens MODIS/TERRA, de 250 m de resolução espacial, em relação a capacidade de imagens Landsat ETM+ com resolução espacial de 30 m. Este estudo foi conduzido no estado do Acre cobrindo uma área de 34.225  km². Nossos resultados mostram que as imagens MODIS com resolução de 250 metros possuem elevada acurácia para detectar desmatamento em áreas maiores que 3 ha. Além disso, as imagens MODIS podem ser usadas para estimar a área desmatada de incrementos maiores que 70 ha, com erro menor que 5% relativo às estimativas de área obtidas com imagens Landsat. Por último, estimamos que 86% da área desmatada entre 2002 e 2003 em todo o Estado do Acre podia ser detectada e mapeada com o sensor MODIS. Portanto, as imagens MODIS com pixel de 250 metros podem ser úteis para monitorar com maior frequência as mudanças da floresta devido ao desmatamento na Amazônia Brasileira, superando a baixa cobertura temporal de imagens Landsat devido a freqüente cobertura de nuvens na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, A. da S.; SOUZA JR., C. M. de. COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS LANDSAT ETM+ E MODIS/TERRA PARA DETECÇÃO DE INCREMENTOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DO BAIXO ACRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44949. Acesso em: 21 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anderson da Silva Costa, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia-IMAZON

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia-IMAZON

Carlos Moreira de Souza Jr., Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia-IMAZON

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia-IMAZON

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.