BASE DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL NA AMAZÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A demanda por informação geográfica detalhada para gestão socioambiental de municípios da Amazônia aumentou recentemente com a criação de uma lista de municípios críticos que mais desmatam as florestas da região, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente. Duas informações são essenciais para a saída da lista crítica: o georeferenciamento de propriedades rurais e a sua inserção no Cadastro Ambiental Rural (CAR); e o monitoramento do desmatamento. Neste artigo, apresentamos os resultados da construção da base de informações geográficas de Paragominas para sua saída da lista crítica do Município e para o seu planejamento e gestão socioambiental futuro, com bases em imagens RapidEye. Três objetivos foram elencados para o estudo. Primeiro, avaliar a precisão do posicionamento geográfico das imagens RapidEye para diferentes escalas de mapeamento. Segundo, apresentar a metodologia para extração de informações geográficas de imagens RapidEye. E, por último, discutimos os desafios para ampliar essa metodologia para outros municípios da Amazônia. Os resultados apresentados são promissores e mostram que é possível desenvolver uma estratégia articulada para melhorar a cartografia e a base de informações da região.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
JR, C. S.; AMARAL, P.; SALES, M.; SALOMÃO, R.; JR, L. O.; MARTINS, J.; MARTINS, J. BASE DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL NA AMAZÔNIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44808. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44808. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").