DETECÇÃO DE MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE: O ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA (MT)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As mudanças de uso e cobertura da terra estão ocorrendo em passos acelerados, principalmente em áreas que compõem a fronteira do arco de desmatamento. O levantamento de informações e o monitoramento das alterações de uso e cobertura da terra são imprescindíveis para a compreensão dos processos de mudança, além da modelagem de seus impactos no meio ambiente. Portanto, este estudo tem como objetivo detectar as mudanças no uso e cobertura da terra no município de Cláudia - MT, localizado no eixo da BR-163. Para tanto, foram classiï¬cadas imagens de satélite de quatro décadas e geradas tabelas de estatística de detecção de mudanças, possibilitando traçar um panorama geral das mudanças que ocorreram no município. Os resultados demonstraram que entre 1985 e 2013 houve a conversão de 1214.3 km² da cobertura vegetal nativa. Essas áreas desmatadas foram destinadas, principalmente, para a agropecuária.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").