DETECÇÃO DE MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE: O ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA (MT)

Conteúdo do artigo principal

Thais Michele Rosan
Enner Alcântara

Resumo

As mudanças de uso e cobertura da terra estão ocorrendo em passos acelerados, principalmente em áreas que compõem a fronteira do arco de desmatamento. O levantamento de informações e o monitoramento das alterações de uso e cobertura da terra são imprescindíveis para a compreensão dos processos de mudança, além da modelagem de seus impactos no meio ambiente. Portanto, este estudo tem como objetivo detectar as mudanças no uso e cobertura da terra no município de Cláudia - MT, localizado no eixo da BR-163. Para tanto, foram classiï¬cadas imagens de satélite de quatro décadas e geradas tabelas de estatística de detecção de mudanças, possibilitando traçar um panorama geral das mudanças que ocorreram no município. Os resultados demonstraram que entre 1985 e 2013 houve a conversão de 1214.3  km² da cobertura vegetal nativa. Essas áreas desmatadas foram destinadas, principalmente, para a agropecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSAN, T. M.; ALCÂNTARA, E. DETECÇÃO DE MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE: O ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA (MT). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44430. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44430. Acesso em: 30 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thais Michele Rosan, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Cursando mestrado em sensoriamento remoto no INPE.

Enner Alcântara, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista

Departamento de Cartografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)