Microssimulação Espacial Combinada com Método de Regionalização Skater: Um Estudo para a Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Estado de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Carvalho de Oliveira
Tathiane Mayumi Anazawa
Antonio Miguel Vieira Monteiro

Resumo

Este estudo analisa a distribuição sócio-ocupacional na Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), utilizando técnicas de microssimulação espacial. Para cumprir o objetivo proposto, foi empregada a técnica de Ajuste Proporcional Iterativo (IPF) para obtenção de microdados espaciais na unidade territorial de setores censitários utilizando dados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Após a aplicação da técnica de regionalização Skater, foram encontrados oito grupos sócio-ocupacionais homogêneos. De maneira geral, as categorias sócio-ocupacionais propostas, estudadas em escala intraurbana, permitiram evidenciar a estrutura social de uma sub-região do mais novo espaço metropolitano do estado de São Paulo. Embora este seja um estudo preliminar, já é capaz de identificar graus de desigualdades que segregam espacialmente de forma consistente e os grupos socioeconômicos menos privilegiados da população.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

ConfiguraçõesSeção Especial "Brazilian Symposium on GeoInformatics - GEOINFO 2019"

Biografia do Autor

Gabriela Carvalho de Oliveira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE

Nenhum

Tathiane Mayumi Anazawa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Nenhum

Antonio Miguel Vieira Monteiro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Nenhum

Como Citar

OLIVEIRA, Gabriela Carvalho de; ANAZAWA, Tathiane Mayumi; MONTEIRO, Antonio Miguel Vieira. Microssimulação Espacial Combinada com Método de Regionalização Skater: Um Estudo para a Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 4, p. 713–726, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n4-53160. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/53160. Acesso em: 26 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>