Microssimulação Espacial Combinada com Método de Regionalização Skater: Um Estudo para a Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Estado de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Carvalho de Oliveira
Antonio Miguel Vieira Monteiro

Resumo

Este estudo analisa a distribuição sócio-ocupacional na Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), utilizando técnicas de microssimulação espacial. Para cumprir o objetivo proposto, foi empregada a técnica de Ajuste Proporcional Iterativo (IPF) para obtenção de microdados espaciais na unidade territorial de setores censitários utilizando dados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Após a aplicação da técnica de regionalização Skater, foram encontrados oito grupos sócio-ocupacionais homogêneos. De maneira geral, as categorias sócio-ocupacionais propostas, estudadas em escala intraurbana, permitiram evidenciar a estrutura social de uma sub-região do mais novo espaço metropolitano do estado de São Paulo. Embora este seja um estudo preliminar, já é capaz de identificar graus de desigualdades que segregam espacialmente de forma consistente e os grupos socioeconômicos menos privilegiados da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, G. C. de; ANAZAWA, T. M. .; MONTEIRO, A. M. V. . Microssimulação Espacial Combinada com Método de Regionalização Skater: Um Estudo para a Sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 4, p. 713–726, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n4-53160. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/53160. Acesso em: 28 maio. 2022.
Seção
Seção Especial "Brazilian Symposium on GeoInformatics"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>