CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS DE ANÁLISES DE INCERTEZAS COMO COMPLEMENTAÇÃO ÀS ANÁLISES MULTICRITÉRIOS - "SENSITIVITY ANALYSIS TO SUITABILITY EVALUATION"

Conteúdo do artigo principal

Ana Clara Mourão Moura
Piotr Leslaw Jankowski

Resumo

A Análise Multicritérios tem sido popular entre os usuários de GIS quando o objetivo é a construção de modelos descritivos ou preditivos de um território, em diferentes escalas e para diferentes aplicações. Uma vez que o método tem sido amplamente utilizado durante os últimos vinte anos, e que já existe uma vasta literatura sobre o assunto, cabe desenvolver estudos que levam a questionar o impacto das incertezas nos resultados, e por isto este artigo tem como objetivo a discussão da análise de sensibilidade espacial como uma abordagem para lidar com a incerteza no processo de Análise Multicritérios. O trabalho visa apresentar propostas de como descobrir e representar a incerteza oriunda das características dos dados iniciais, e visa propor critérios para a definição de faixas de pesos para cada critério utilizado na função de agregação ponderada da análise multicritério e demonstra essas propostas como subsídio para o emprego de análise de sensibilidade nos estudos espaciais - SASE (Sensitivity Analysis to Suitability Evaluation).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MOURA, A. C. M.; JANKOWSKI, P. L. CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS DE ANÁLISES DE INCERTEZAS COMO COMPLEMENTAÇÃO ÀS ANÁLISES MULTICRITÉRIOS - "SENSITIVITY ANALYSIS TO SUITABILITY EVALUATION". Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44274. Acesso em: 6 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Clara Mourão Moura, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Especialização em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bologna (1990), Mestrado em Geografia (Organização Humana do Espaço) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutorado em Geografia (Geoprocessamento) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Urbanismo, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura. Tem experiência na área de Urbanismo e Geociências, com ênfase em Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficos, Representação Cartográfica, Diagnóstico Ambiental Urbano, Gestão Espacial de Patrimônio Histórico e Paisagístico. Atua principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, paisagem, patrimônio cultural, análise ambiental e análise urbana. Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: "Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental".

Piotr Leslaw Jankowski, San Diego State University Department of Geography

Mestrado pelo Department of Econometrics and Operations Research, Poznan University of Economics. Doutorado pelo Department of Geography, University of Washington. Professor e co-diretor do Center for Earth Systems Analysis Research, Departamento de Geografia, San Diego State University. Professor Visitante do Institute for Geoecology and Geoinformation, Adam Mickiewicz, University, Poznan, Polônia. Já lecionou seminários e cursos na Itália, Irlanda, Alemanha, Polônia e nos EUA em Idaho e Washington. Suas áreas de atuação são: GIS, Spatial Decision Support Methods, Geographic Information Systems for Business Decision Making, VGI e Participatory GIS.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>