INTERPOLAÇÃO DE DADOS CENSITÁRIOS PARA ANÁLISE DA OCUPAÇÃO INTRAURBANA EM ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da ocupação intraurbana em Altamira (PA), em 2000 e 2010, baseada na interpolação dasimétrica de dados de domicílios dos censos demográï¬cos. A menor das unidades de divulgação desses dados, os setores censitários, são delimitados em cada levantamento censitário a partir de critérios operacionais, o que diï¬culta a realização de estudos de comparação temporal. Além disso, a delimitação dos setores não necessariamente é a mais adequada para ï¬ns de planejamento urbano. A presente análise propõe superar essas diï¬culdades ao adotar o recorte espacial de bairros - delimitados a partir dos loteamentos e ocupações que os originaram - e analisar as transformações na distribuição dos domicílios a partir dessas unidades. Os resultados obtidos mostram o crescimento desigual da cidade. Os bairros a sudoeste da cidade apresentaram maior crescimento de domicílios em termos absolutos, seguidos dos bairros novos localizados em áreas mais periféricas. Observou-se também o decréscimo no número de domicílios nos bairros da área central. Por outro lado, a intensidade da ocupação estimada, expressa pela densidade de domicílios, mostrou-se relativamente baixa (média dos bairros de 12 domicílios/ha e máximo de 36 domicílios/ha), sendo que as maiores concentrações foram encontradas nos bairros da área central e das áreas de ocupação irregular das margens de corpos d'água e áreas alagadiças.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
HIRYE, M. C. de M.; AMARAL, S.; MONTEIRO, A. M. V.; ALVES, D. S. INTERPOLAÇÃO DE DADOS CENSITÁRIOS PARA ANÁLISE DA OCUPAÇÃO INTRAURBANA EM ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44381. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44381. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").