PRODUÇÃO DE SÍMBOLOS TÁTEIS CONSTRUÍDOS COM IMPRESSORA 3D PARA MAPAS DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o método de desenvolvimento de símbolos táteis. Durante a produção dos símbolos foi utilizada uma impressora 3D, do tipo Prusa por fusão de ABS. Os símbolos produzidos geraram a representação de um mapa de orientação ao visitante. Eles foram desenvolvidos com a participação de um graduando de 24 anos, totalmente cego desde os 15 anos. Quatro entrevistas permitiram avaliar a eï¬cácia dos símbolos e após cada entrevista os resultados eram analisados, discutidos e implementados numa nova versão. Finalmente foi construído um mapa tátil de localização do primeiro pavimento do prédio principal da UFRRJ. A eï¬ciência do mapa foi testada pela medida do tempo de execução de cinco tarefas propostas ao avaliador do mapa. As experiências estabeleceram aspectos importantes em relação a produção de símbolos táteis. Foi observado que o símbolo associado ao braille tem grande potencial, mas a construção apresentada ainda não obteve resultados aceitáveis por não resistir ao manuseio. A solução parcial foi a associação de técnicas artesanais no acabamento do símbolo tátil. Outra conclusão foi a necessidade de treinamento do usuário para a compreensão de símbolos que venham a fazer a associação pictórica de signiï¬cado. O avaliador levou cerca de 16 minutos para executar 5 tarefas pré-estabelecidas. O layout do mapa e a legenda precisam de maiores estudos pois revelam paradigmas originados da necessidade ergonômica do leitor e dos requisitos da escrita braille.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").