ABORDAGEM SISTEMÁTICA PARA A ESPECIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE BASE CARTOGRÁFICA NOS PADRÕES PARA OS DADOS DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A elaboração de um produto cartográfico nos padrões para os dados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) requer a aplicação de requisitos presentes em várias especificações técnicas do sistema cartográfico nacional. Todavia, as especificações da qualidade para o processo de mapeamento ainda são pouco exploradas. Este trabalho propõe uma abordagem sistemática para a especificação da qualidade de base cartográfica elaborada por técnicas fotogramétricas nos padrões para os dados da INDE. O método proposto consiste em três etapas: revisão das especificações técnicas em vigor, análise dos elementos para especificação da qualidade e desenvolvimento da abordagem de produção de base cartográfica com base nos requisitos da qualidade. Comumentemente, a qualidade de uma base cartográfica é avaliada considerando a acurácia posicional do produto, realizada em função do Padrão de Exatidão Cartográfica. Em contraposição a este cenário, esse trabalho, também, discute a utilização de outros elementos de qualidade, como consistência lógica, completude e acurácia temática. Ademais, as especificações da qualidade apresentada nas especificações para os dados da INDE são limitadas à avaliação do produto final, não apresentando requisitos para a análise da qualidade em cada fase do processo de mapeamento, o que dificulta a obtenção da qualidade pretendida ao produto final. Os requisitos para análise da qualidade neste processo, considerando as variáveis interdependentes do projeto de forma integrada, são apresentados neste trabalho.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").