ABORDAGEM SISTEMÁTICA PARA A ESPECIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE BASE CARTOGRÁFICA NOS PADRÕES PARA OS DADOS DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Marques Ramos
Mariana Batista Campos
Fabricio dos Santos Prol
José Marcato Junior
Ivana Ivánová

Resumo

A elaboração de um produto cartográfico nos padrões para os dados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) requer a aplicação de requisitos presentes em várias especificações técnicas do sistema cartográfico nacional. Todavia, as especificações da qualidade para o processo de mapeamento ainda são pouco exploradas. Este trabalho propõe uma abordagem sistemática para a especificação da qualidade de base cartográfica elaborada por técnicas fotogramétricas nos padrões para os dados da INDE. O método proposto consiste em três etapas: revisão das especificações técnicas em vigor, análise dos elementos para especificação da qualidade e desenvolvimento da abordagem de produção de base cartográfica com base nos requisitos da qualidade. Comumentemente, a qualidade de uma base cartográfica é avaliada considerando a acurácia posicional do produto, realizada em função do Padrão de Exatidão Cartográfica. Em contraposição a este cenário, esse trabalho, também, discute a utilização de outros elementos de qualidade, como consistência lógica, completude e acurácia temática. Ademais, as especificações da qualidade apresentada nas especificações para os dados da INDE são limitadas à avaliação do produto final, não apresentando requisitos para a análise da qualidade em cada fase do processo de mapeamento, o que dificulta a obtenção da qualidade pretendida ao produto final. Os requisitos para análise da qualidade neste processo, considerando as variáveis interdependentes do projeto de forma integrada, são apresentados neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMOS, A. P. M.; CAMPOS, M. B.; PROL, F. dos S.; JUNIOR, J. M.; IVÁNOVÁ, I. ABORDAGEM SISTEMÁTICA PARA A ESPECIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE BASE CARTOGRÁFICA NOS PADRÕES PARA OS DADOS DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44382. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44382. Acesso em: 13 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Marques Ramos, Universidade do Oeste Paulista

Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação. Departamento de Geografia. Rua José Bongiovani, 700, CEP 19.050-920 - Presidente Prudente, SP.

Mariana Batista Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Cartografia. Rua Roberto Simonsen, 305, 19060-900 Presidente Prudente, SP.

Fabricio dos Santos Prol, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Cartografia. Rua Roberto Simonsen, 305, 19060-900 Presidente Prudente, SP.

José Marcato Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Departamento de Geografia. Câmpus Universitário, S/N, 79070-900, Campo Grande, MS

Ivana Ivánová, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Cartografia. Rua Roberto Simonsen, 305, 19060-900 Presidente Prudente, SP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>