PROJETO CARTOGRÁFICO DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA EM AUTOMÓVEL COM PONTOS DE REFERÊNCIA DE ALTA ICONICIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resultados de pesquisas anteriores indicam que os motoristas preferem sistemas de navegação e guias de rota em automóvel (SNGRA) com símbolos de pontos de referência, quando estão em ambientes urbanos desconhecidos. Esses tipos de representações podem ser apresentados ao motorista em variados níveis de iconicidade. Os símbolos de alto nível de iconicidade podem contribuir para o desenvolvimento do mapa cognitivo do motorista, devido ao elevado grau de similaridade com os objetos no mundo real. Assim, o objetivo deste trabalho é projetar e produzir representações cartográficas de alta iconicidade de pontos de referência, para auxiliar motoristas em tarefas de manutenção em rota. A etapa de projeto cartográfico trata da determinação das variáveis interdependentes e da seleção de pontos de referência relevantes para auxiliar manobras e manutenção ao longo dos trechos de rota. A segunda etapa aborda a produção cartográfica por meio da construção da interface visual, do tratamento gráfico dos símbolos e da implementação dos mesmos no sistema de navegação. Futuros trabalhos deveriam construir símbolos de pontos de referência de diferentes níveis de iconicidade, e avaliar a eficiência e a eficácia dessas representações.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").