CAUSAS DA ILUMINAÇÃO NÃO UNIFORME EM FOTOGRAFIAS AÉREAS COLORIDAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A não uniformidade da intensidade de brilho, muito comum nas fotografias aéreas, é fato bem conhecido da fotogrametria e a solução tradicionalmente adotada é o uso de filtros especiais colocados sobre a lente. Atualmente, com o incremento de uso de fotografias coloridas, digitalizadas ou obtidas com câmeras digitais, e de imagens de satélites de alta resolução, o assunto tem sido estudado com o objetivo de desenvolver programas e algoritmos de processamento de imagens, que façam a correção automaticamente e gerem imagens pré-processadas com uniformidade de intensidade e de matizes das cores, para formação de mosaicos. Este trabalho analisa os fatores físicos e as geometrias que criam as diferenças de intensidade e iluminação nas fotografias aéreas, como escurecimento das bordas e áreas brilhantes (hot spots) e mostra, com exemplos, que quase sempre são provocadas por efeitos combinados de vinheta, névoa e iluminação solar. Mostra ainda um modelo simplificado que avalia o espalhamento da névoa, e o compara com os efeitos da FDRB-Função de Distribuição da Refletância Bi-direcional. Simulações utilizando o modelo indicam que mesmo quando a névoa é imperceptível ela é suficiente para criar áreas brilhantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DA SILVA, Daniel Carneiro; CANDEIAS, Ana Lúcia Bezerra. CAUSAS DA ILUMINAÇÃO NÃO UNIFORME EM FOTOGRAFIAS AÉREAS COLORIDAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n2-44841. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44841. Acesso em: 25 abr. 2025.