Métodos para avaliação da acurácia posicional altimétrica no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Brasil, o estimador de qualidade utilizado para avaliar um produto geoespacial consiste no Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), atualizado posteriormente para Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), que divide os dados geoespaciais em categorias, conforme o nível de qualidade por este apresentado. Todavia, tanto o PEC quanto o PEC-PCD não apresentam de forma clara os procedimentos metodológicos a serem aplicados no processo de avaliação da qualidade. Devido a isto, métodos complementares de análise vêm sendo utilizados com o objetivo de verificar a acurácia posicional. Em termos internacionais, diversas normas e artigos abordam a avaliação da qualidade posicional de dados geoespaciais. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão dos métodos de análise da acurácia posicional altimétrica no Brasil, bem como criar um paralelo com as normas e padrões internacionais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE CARVALHO, J. A. B.; DA SILVA, D. C. Métodos para avaliação da acurácia posicional altimétrica no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 725–744, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45404. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45404. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").