Estado da Arte do Sensoriamento Remoto por Radar: Fundamentos, Sensores, Processamento de Imagens e Aplicações

Conteúdo do artigo principal

Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi

Resumo

Este artigo aborda o estado da arte do sensoriamento remoto por radar e foi elaborado para fazer parte da edição especial de comemoração dos 50 anos desta revista. Neste estudo, é apresentada uma breve introdução sobre os fundamentos do sensoriamento remoto por radar, com destaque para os parâmetros mais importantes de imageamento e da superfície terrestre envolvidos no processo de obtenção de imagens de radar. Ênfase é dada para o comprimento de onda, polarização das ondas eletromagnéticas e geometria de obtenção de imagens (parâmetros de imageamento) e para a umidade de solos e da vegetação, rugosidade do terreno e estrutura da vegetação (parâmetros da superfície terrestre). Em seguida, são apresentados os principais sensores orbitais de radar de abertura sintética que estão atualmente em operação e os principais processamentos digitais de imagens de radar, destacando-se a conversão dos valores digitais para coeficientes de retroespalhamento, os filtros espaciais para redução do ruído speckle, as técnicas de decomposição de imagens e o processamento InSAR. Finalmente, é apresentada uma breve discussão sobre algumas aplicações potenciais, com especial atenção para o monitoramento de derrame de óleo em plataformas continentais, estimativa de biomassa aérea, monitoramento de desmatamento em coberturas florestais tropicais, detecção de áreas de plantio de arroz irrigado e estimativa de umidade de solos.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos de Revisão

Biografia do Autor

Edson Eyji Sano

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo - USP (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1987) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade do Arizona, EUA (1997). É pesquisador da Embrapa Cerrados e tem desenvolvido pesquisas com sensoriamento remoto óptico e de radar nas áreas de agricultura e meio-ambiente, com ênfase no bioma Cerrado. É membro permanente nos programas de pós-graduação em Geociências Aplicadas e Ciências Ambientais da Universidade de Brasília e Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Faz parte do comitê editorial das revistas Sociedade & Natureza, Engenharia Agrícola, Revista Brasileira de Cartografia e Boletim de Ciências Geodésicas. Desde 2010, está cedido ao IBAMA, assumindo o cargo de chefe do Centro de Sensoriamento Remoto. Foi membro do comitê internacional de calibração e validação dos dados do satélite japonês de radar ALOS-2 (2013-2017) e membro do comitê consultivo científico do projeto MapBiomas I (2017-2018). É autor de 97 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Índice h atual da base de dados Scopus = 19.

Como Citar

SANO, Edson Eyji; MATRICARDI, Eraldo Aparecido Trondoli; CAMARGO, Flávio Fortes. Estado da Arte do Sensoriamento Remoto por Radar: Fundamentos, Sensores, Processamento de Imagens e Aplicações. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, p. 1458–1483, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72nespecial50anos-56568. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56568. Acesso em: 18 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>