Estado da Arte do Sensoriamento Remoto por Radar: Fundamentos, Sensores, Processamento de Imagens e Aplicações

Conteúdo do artigo principal

Edson Eyji Sano
https://orcid.org/0000-0001-5760-556X
Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi
https://orcid.org/0000-0002-5323-6100
Flávio Fortes Camargo
https://orcid.org/0000-0002-7815-7919

Resumo

Este artigo aborda o estado da arte do sensoriamento remoto por radar e foi elaborado para fazer parte da edição especial de comemoração dos 50 anos desta revista. Neste estudo, é apresentada uma breve introdução sobre os fundamentos do sensoriamento remoto por radar, com destaque para os parâmetros mais importantes de imageamento e da superfície terrestre envolvidos no processo de obtenção de imagens de radar. Ênfase é dada para o comprimento de onda, polarização das ondas eletromagnéticas e geometria de obtenção de imagens (parâmetros de imageamento) e para a umidade de solos e da vegetação, rugosidade do terreno e estrutura da vegetação (parâmetros da superfície terrestre). Em seguida, são apresentados os principais sensores orbitais de radar de abertura sintética que estão atualmente em operação e os principais processamentos digitais de imagens de radar, destacando-se a conversão dos valores digitais para coeficientes de retroespalhamento, os filtros espaciais para redução do ruído speckle, as técnicas de decomposição de imagens e o processamento InSAR. Finalmente, é apresentada uma breve discussão sobre algumas aplicações potenciais, com especial atenção para o monitoramento de derrame de óleo em plataformas continentais, estimativa de biomassa aérea, monitoramento de desmatamento em coberturas florestais tropicais, detecção de áreas de plantio de arroz irrigado e estimativa de umidade de solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANO, E. E. .; MATRICARDI, E. A. T. .; CAMARGO, F. F. . Estado da Arte do Sensoriamento Remoto por Radar: Fundamentos, Sensores, Processamento de Imagens e Aplicações. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, p. 1458–1483, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72nespecial50anos-56568. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56568. Acesso em: 13 ago. 2022.
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Edson Eyji Sano

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo - USP (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1987) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade do Arizona, EUA (1997). É pesquisador da Embrapa Cerrados e tem desenvolvido pesquisas com sensoriamento remoto óptico e de radar nas áreas de agricultura e meio-ambiente, com ênfase no bioma Cerrado. É membro permanente nos programas de pós-graduação em Geociências Aplicadas e Ciências Ambientais da Universidade de Brasília e Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Faz parte do comitê editorial das revistas Sociedade & Natureza, Engenharia Agrícola, Revista Brasileira de Cartografia e Boletim de Ciências Geodésicas. Desde 2010, está cedido ao IBAMA, assumindo o cargo de chefe do Centro de Sensoriamento Remoto. Foi membro do comitê internacional de calibração e validação dos dados do satélite japonês de radar ALOS-2 (2013-2017) e membro do comitê consultivo científico do projeto MapBiomas I (2017-2018). É autor de 97 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Índice h atual da base de dados Scopus = 19.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>