Dificuldades Climatológicas para Fotografia Aérea na Região Cacaueira da Bahia

Conteúdo do artigo principal

José de Oliveira Leite

Resumo

A fotografia aérea é hoje um instrumento imprescindível sobretudo para a mais rápida obtenção de informações qualitativas e quantitativas de recursos naturais em grandes áreas. No primeiro caso ela permite a interpretação de informações obtidas sobre a imagem da área fotografada (Fotointerpretação), enquanto informações quantitativas mais precisas são obtidas com base em observação de características geométricas da foto aérea (Fotogrametria).


Com o objetivo de utilização de fotografias aéreas verticais em levantamento de recursos diversos da Região Cacaueira e áreas de sua influência, a CEPLAC contratou voos, iniciados em 1964, para cobertura total de uma área aproximada de 40.000 km², na escala de 1:25.000, utilizando-se câmaras normais. Todavia, em virtude de condições climatológicas peculiares à área, as tentativas para obtenção de fotografias não produziram resultados animadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

DE OLIVEIRA LEITE, José. Dificuldades Climatológicas para Fotografia Aérea na Região Cacaueira da Bahia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 8, 2025. DOI: 10.14393/rbcv8n-79265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79265. Acesso em: 28 dez. 2025.

Referências

.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)