IMPACTOS DE QUEIMADAS SOBRE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DA TERRA NO LESTE DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As queimadas na Amazônia Brasileira têm aumentado nas últimas décadas devido à ocorrência de anomalias climáticas e pela ação antrópica para ï¬ns de expansão da fronteira agrícola. As queimadas incrementam as emissões de carbono modiï¬cando a composição da atmosfera, gerando alterações no equilíbrio dos ecossistemas. Deste modo, é importante determinar quais as fontes de combustão para o propágulo do fogo. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo determinar quais tipos de uso e cobertura da terra contribuem com as áreas queimadas na Amazônia oriental, estimar o impacto de uma seca intensa como 2010 nos padrões de área queimada em relação a um ano com padrão normal de precipitação como foi o ano de 2012, e ï¬nalmente quantiï¬car o conteúdo de biomassa aérea afetada pelos incêndios ocorridos em 2010. Os resultados indicaram que as coberturas com maior área queimada foram Não-Floresta, Floresta primária e Floresta secundária. Essas coberturas evidenciaram padrões de queimadas maiores no ano de 2010, com um aumento de 29,67% de áreas queimadas com relação ao ano de 2012, influenciadas pelas condições climáticas extremas de 2010. As coberturas de floresta primária e secundária apresentaram os maiores valores de carbono estocado na biomassa aérea, sendo essas classes mais a classe Não-Floresta, as unidades de cobertura com os maiores áreas impactadas pelas queimadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SALAZAR LATORRE, N.; ARAGÃO, L. E. O. e C. de; ANDRESON, L. O. IMPACTOS DE QUEIMADAS SOBRE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DA TERRA NO LESTE DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n1-44039. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44039. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").