ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO NO TOCANTINS: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS USANDO UM MESMO MÉTODO EM DIFERENTES DATAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trabalhou-se na Folha Piraquê com o objetivo de comparar os resultados de zoneamento ambiental entre dois diferentes anos, no caso, 1973 e 2000. Efetuou-se: (i) montagem e organização de uma base de dados geográficos, para facilitar e permitir o desenvolvimento das atividades que se apóiam tecnologicamente em sistema de informações geográficas e sistema de processamento digital de imagens; (ii) aplicação do Método Seplan-TO usado no ZEE Norte do Tocantins, para a geração do plano de zoneamento ambiental, com ênfase na compartimentação ambiental; (iv) comparação e avaliação dos resultados obtidos. O foco da avaliação foi a compartimentação do meio físico e a execução do ZEE em termos de repetitividade e para reprodutividade em outras áreas do estado do Tocantins. Os resultados indicaram que: (i) a montagem de uma base de dados é de grande relevância para trabalhos ambientais e deve ser elaborada garantindo a adoção de normas e padrões científicos; (ii) para zoneamento não são necessários mapeamentos exaustivos e tradicionais; (iii) a interpretação de imagens de sensoriamento remoto para compartimentação fisiográfica do terreno, deve ser o grande diferencial para trabalhos de zoneamento; (iv) os trabalhos de campo são indispensáveis, mas podem ser de curta duração e bem dirigidos, para obtenção da informação necessária; (v) o Método Seplan-TO permite a obtenção de resultados similares, quando aplicado em diferentes datas, mas, todavia, o caráter dinâmico das unidades territoriais básicas leva à necessidade de montagem de um novo banco de dados, gerando mais trabalho para a obtenção de resultados de atualização do zoneamento.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DIAS, Ricardo Ribeiro; MATTOS, Juércio Tavares de. ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO NO TOCANTINS: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS USANDO UM MESMO MÉTODO EM DIFERENTES DATAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n4-43656. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43656. Acesso em: 15 jul. 2025.