EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA COMPARTIMENTAÇÃO FISIOGRÁFICA DA REGIÃO ABRANGIDA PELAS FOLHAS TOPOGRÁFICAS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E JACAREÍ (SP)

Conteúdo do artigo principal

Claudia Vanessa dos Santos Corrêa
Fábio Augusto Gomes Vieira Reis
Lucília do Carmo Giordano
Hermes Brito

Resumo

Este artigo apresenta as informações obtidas pela compartimentação fisiográfica da região abrangida pelas folhas topográficas São José dos Campos e Jacareí (SP), em escala 1:50.000, com o uso de técnicas de sensoriamento remoto e fotointerpretação empregadas na banda 4 da imagem orbital Landsat-5. No total, foram delineadas 19 unidades fisiográficas na região, distribuídas ao longo do Embasamento Cristalino e da Bacia Sedimentar de Taubaté. Os resultados gerados servem para nortear considerações referentes ao processo de expansão urbana, bem como o entendimento dos processos geológicos em regiões com empreendimentos já instalados ou em fase de planejamento. A metodologia utilizada se mostrou com potencial de aplicação em outros estudos relacionados ao meio físico, sendo apenas necessária a adequação dos dados a serem trabalhados.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Claudia Vanessa dos Santos Corrêa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Instituto de Geociências e Ciências Exatas Doutoranda em Geociências e Meio Ambiente

Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Departamento de Geologia Aplicada, Campus Rio Claro

Lucília do Carmo Giordano, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-Doutoranda UNESP, Campus Rio Claro

Como Citar

CORRÊA, Claudia Vanessa dos Santos; VIEIRA REIS, Fábio Augusto Gomes; GIORDANO, Lucília do Carmo; BRITO, Hermes. EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA COMPARTIMENTAÇÃO FISIOGRÁFICA DA REGIÃO ABRANGIDA PELAS FOLHAS TOPOGRÁFICAS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E JACAREÍ (SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44713. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44713. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.