AVALIAÇÃO DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE UNIDADES BÃSICAS DE SAÚDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A implantação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em determinado bairro/localidade visa atender adequadamente as demandas da população do entorno em consonância com os recursos públicos disponíveis. Este trabalho apresenta um estudo sobre a localização das UBS na cidade de Joinville-SC, iniciando com uma avaliação da atual localização e posteriormente propondo locais para implantação de novas unidades. O estudo é executado através dos recursos de análise espacial e de rede disponível nos Sistemas de Informações Geográficas (ArcGIS) e também por meio da aplicação do software CPLEX. Os modelos de localização p-mediana e máxima cobertura são utilizados como base matemática para os software na definição locacional das UBS. A partir da análise da configuração atual da localização das unidades foram realizadas avaliações considerando os centroides dos setores censitários, a renda e a demanda correspondente a cada setor e os raios de abrangência de cada unidade. Os modelos p-mediana e máxima cobertura, através do uso tanto do CPLEX quanto do SIG, apresentaram as localizações ótimas para comparação com as atuais unidades implantadas, bem como foram definidas as distâncias máximas de caminhada da demanda até a oferta e observou-se a necessidade de novas unidades. Foram realizadas também simulações com crescimento populacional projetado para o ano de 2020, com incremento de 11 novas unidades e através dos modelos de localização foram definidos locais adequados para implantação destas unidades. Realizou-se também uma simulação de localização de novas unidades apenas para os setores censitários com menor renda. As ferramentas e modelos utilizadas apresentaram resultados satisfatórios e maior compreensão através da visualização espacial destes, mostrando-se eficientes ao planejamento de localização de unidades básicas de saúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GOUDARD, B.; DE OLIVEIRA, F. H.; GERENTE, J. AVALIAÇÃO DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE UNIDADES BÃSICAS DE SAÚDE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44723. Acesso em: 8 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").