AVALIAÇÃO DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Goudard
Francisco Henrique de Oliveira
Jéssica Gerente

Resumo

A implantação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em determinado bairro/localidade visa atender adequadamente as demandas da população do entorno em consonância com os recursos públicos disponíveis. Este trabalho apresenta um estudo sobre a localização das UBS na cidade de Joinville-SC, iniciando com uma avaliação da atual localização e posteriormente propondo locais para implantação de novas unidades. O estudo é executado através dos recursos de análise espacial e de rede disponível nos Sistemas de Informações Geográficas (ArcGIS) e também por meio da aplicação do software CPLEX. Os modelos de localização p-mediana e máxima cobertura são utilizados como base matemática para os software na definição locacional das UBS. A partir da análise da configuração atual da localização das unidades foram realizadas avaliações considerando os centroides dos setores censitários, a renda e a demanda correspondente a cada setor e os raios de abrangência de cada unidade. Os modelos p-mediana e máxima cobertura, através do uso tanto do CPLEX quanto do SIG, apresentaram as localizações ótimas para comparação com as atuais unidades implantadas, bem como foram definidas as distâncias máximas de caminhada da demanda até a oferta e observou-se a necessidade de novas unidades. Foram realizadas também simulações com crescimento populacional projetado para o ano de 2020, com incremento de 11 novas unidades e através dos modelos de localização foram definidos locais adequados para implantação destas unidades. Realizou-se também uma simulação de localização de novas unidades apenas para os setores censitários com menor renda. As ferramentas e modelos utilizadas apresentaram resultados satisfatórios e maior compreensão através da visualização espacial destes, mostrando-se eficientes ao planejamento de localização de unidades básicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOUDARD, B.; DE OLIVEIRA, F. H.; GERENTE, J. AVALIAÇÃO DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44723. Acesso em: 19 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Beatriz Goudard, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Formada em engenharia civil pela UDESC, com mestrado em engenharia de transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), no qual desenvolvi uma dissertação sobre análise de impactos ambientais de rodovias, atualmente cursando doutorado na UFSC, na área de cadastro técnico multifinalitário, desenvolvendo uma tese na área de planejamento de equipamentos urbanos. Docente da UDESC, em afastamento para curso de pós-graduação.