CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS

Conteúdo do artigo principal

Grazielle Anjos Carvalho
Ana Clara Mourão Moura

Resumo

Com a abertura dada pelo Estatuto da Cidade para o retorno do planejamento em macroescala através das regiões metropolitanas, surge um novo cenário: a imposição de planos diretores regionais e metropolitanos, aonde os municípios integrantes destas regionalizações deverão adequar seus planos diretores municipais ás propostas do plano metropolitano. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo, através de dados cartográficos e alfanuméricos e softwares gratuitos propor um estudo de caracterização socioambiental e econômico para que os municípios, uma vez conhecedores da realidade em seus territórios tenham maior poder de negociação e autonomia diante ao Plano diretor metropolitano. Apresenta como resultado quatro mapas de caracterização municipal, a saber: Conforto Domiciliar, Fragilidade Social, Potencial de Expansão Urbana e Eixo de expansão Urbana. Juntos estes auxiliam na compreensão da dinâmica territorial e no processo de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, G. A.; MOURA, A. C. M. CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43784. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43784. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Grazielle Anjos Carvalho, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH Depto. de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde - DCBAS

Ana Clara Mourão Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>