CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a abertura dada pelo Estatuto da Cidade para o retorno do planejamento em macroescala através das regiões metropolitanas, surge um novo cenário: a imposição de planos diretores regionais e metropolitanos, aonde os municípios integrantes destas regionalizações deverão adequar seus planos diretores municipais ás propostas do plano metropolitano. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo, através de dados cartográficos e alfanuméricos e softwares gratuitos propor um estudo de caracterização socioambiental e econômico para que os municípios, uma vez conhecedores da realidade em seus territórios tenham maior poder de negociação e autonomia diante ao Plano diretor metropolitano. Apresenta como resultado quatro mapas de caracterização municipal, a saber: Conforto Domiciliar, Fragilidade Social, Potencial de Expansão Urbana e Eixo de expansão Urbana. Juntos estes auxiliam na compreensão da dinâmica territorial e no processo de tomada de decisão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CARVALHO, G. A.; MOURA, A. C. M. CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43784. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43784. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").