CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a abertura dada pelo Estatuto da Cidade para o retorno do planejamento em macroescala através das regiões metropolitanas, surge um novo cenário: a imposição de planos diretores regionais e metropolitanos, aonde os municípios integrantes destas regionalizações deverão adequar seus planos diretores municipais ás propostas do plano metropolitano. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo, através de dados cartográficos e alfanuméricos e softwares gratuitos propor um estudo de caracterização socioambiental e econômico para que os municípios, uma vez conhecedores da realidade em seus territórios tenham maior poder de negociação e autonomia diante ao Plano diretor metropolitano. Apresenta como resultado quatro mapas de caracterização municipal, a saber: Conforto Domiciliar, Fragilidade Social, Potencial de Expansão Urbana e Eixo de expansão Urbana. Juntos estes auxiliam na compreensão da dinâmica territorial e no processo de tomada de decisão.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CARVALHO, Grazielle Anjos; MOURA, Ana Clara Mourão. CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS DAS REALIDADES MUNICIPAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43784. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43784. Acesso em: 9 jul. 2025.