Análise da Morfologia de Modelos Digitais de Superfície Gerados por VANT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização dos VANT para captura de dados espaciais não é novidade e vem sendo empregada por usuários civis desde o início do século XXI. Entretanto, a diversidade de plataformas, de equipamentos associados, dos métodos de coleta e de processamento de dados, nos mostra que ainda são necessários estudos para o aprimoramento dos métodos, visando à qualidade e acurácia dos dados espaciais gerados. Percebe-se que são, ainda, incipientes as discussões acerca das distorções morfológicas encontradas nos modelos gerados por VANT e esses erros podem comprometer o uso dos dados para algumas finalidades, como o cadastro territorial. Neste contexto é proposto este estudo que teve como objetivo principal avaliar a qualidade morfológica dos MDS gerados por VANT mediante diferentes técnicas de coletas de imagens aéreas. São comparados os MDS gerados por meio de diferentes técnicas de voo com VANT e um MDS gerado por LiDAR aerotransportado é adotado como parâmetro de comparação. Os resultados são analisados visualmente, por meio de perfis e por meio do cálculo da rugosidade identificada nos modelos, que consiste numa metodologia proposta para este estudo. Os resultados apontam que a correção da altitude do voo, proporcionando a manutenção de uma distância homogênea da aeronave em relação ao solo, apresenta melhores resultados quanto à morfologia dos MDS e, consequentemente, condiciona a qualidade dos produtos derivados, como o ortomosaico e o MDT.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").